À mesa Acontece

LUTO: Gastronomia do Brasil perde Yoshi Matsumoto

LUTO: Gastronomia do Brasil perde Yoshi Matsumoto
Seu Yoshi - Foto: Paulo Almeida/Folha de Pernambuco
Há mais de duas décadas, ele comandava restaurante Sushi Yoshi, em Boa Viagem

O Brasil perdeu, na manhã desta terça-feira (27), um dos grandes responsáveis pela disseminação e aceitação da cozinha japonesa. Aos 74 anos, de falência múltipla dos órgãos decorrente de doenças no trato digestivo, faleceu no Recife o sushiman Yoshi Matsumoto.

Mais que tudo, um mestre. Tio do também sushiman André Saburó, do Quina do Futuro, Seu Yoshi, como era tratado, comandou por mais de 20 anos o Sushi Yoshi, em Boa Viagem. O restaurante, aliás, é referência absoluta da grande cozinha nipônica da cidade. Além disso, recentemente, Saburó virou sócio do tio, ajudando a modernizar o cardápio.

LUTO: Gastronomia do Brasil perde Yoshi Matsumoto
Yoshi Matsumoto comandava há mais de 20 anos o restaurante Sushi Yoshi – Foto: Reprodução/Facebook
Leia mais

Incêndio atinge hospital no Rio e pacientes são tirados às pressas

Imigrante fugido das consequências da Segunda Guerra, Seu Yoshi chegou do Japão ao Brasil e fez da cozinha a viabilidade para a vida no novo mundo. Trocou o trabalho pesado nas lavouras de arroz por uma nova vida no Nordeste, onde se fez referência de várias gerações de sushiman. Admirado por clientes e estudantes de gastronomia de todas as partes do Brasil, ele deixa esposa e dois filhos. O velório, restrito a amigos e familiares, será no cemitério Parque das Flores.