Acontece

Obra de Tarsila do Amaral será leiloada por R$40 milhões em NY

"Idílio" de Tarsila do Amaral - Foto: Divulgação
Quadro "Idílio" será vendido pela galeria Bergamin & Gomide na feira Tefaf

O quadro Idílio (1929), da brasileira Tarsila do Amaral, será colocado à venda na tradicional feira de arte TEFAF, em Nova York, que este ano acontecerá online entre os dias 30 de outubro e 4 de novembro. A galeria paulistana Bergamin & Gomide colocou a obra à venda por 7 milhões de dólares, o equivalente a 40 milhões de reais.

A galeria paulista é especializada em vendas privadas de artistas brasileiros e estrangeiros com foco em obras do pós-guerra – Foto: Divulgação

LEIA MAIS

Terremoto atinge o Mar Egeu e causa desabamentos na Turquia

A tela em questão pertence a um colecionador brasileiro, cujo nome é mantido em sigilo. O motivo pelo qual ele quer se desfazer da obra é desconhecido, entretanto só permitirá que ela saia do país com novo dono. Por esse motivo, escolheu a Tefaf digital, pois, caso optasse por um leilão tradicional , ele precisaria permitir que a tela viajasse, correndo riscos de danificá-la.

Em “Idílio”, a artista representa um casal abraçado, de costas, observando o horizonte em meio a uma paisagem de lagos, plantas e morros. A pintura, marcada por suas cores vibrantes e suas formas arredondadas, foi feita após Tarsila retornar de uma temporada em Paris.

Além da tela brasileira, cerca de 300 obras-primas serão negociadas durante a feira online. A expectativa é que a obra seja adquirida por um museu de arte, já que pouquíssimas instituições ao redor do mundo possuem trabalhos de Tarsila em seus acervos. No mundo, a artista paulista está nas paredes de espaços como o Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires, o Malba, com seu famoso Abaporu, e o Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA, que adquiriu no ano passado A Lua, por 20 milhões de dólares (hoje, equivalente a 115 milhões de reais), maior valor já pago por uma tela brasileira.

Abaporu é o quadro mais famoso da artista brasileira – Foto: Reprodução