Acontece

Pesquisas dão esperança para Donald Trump neste fim de semana

O presidente norte-americano Donald Trump conseguiu, neste fim de semana, um de seus melhores resultados em uma pesquisa de intenção de voto nesta reta final da campanha à reeleição. Apareceu liderando o democrata Joe Biden por 48% a 41% em Iowa, após meses de disputa acirrada no estado (margem de erro de 3.4 pontos percentuais). Em junho e setembro, os candidatos estavam tecnicamente empatados, com placar de 47% a 47% no levantamento anterior.

A pesquisa, conduzida pela Selzer & Company em parceria com o jornal “Des Moines Register”, foi uma das poucas a mostrar algum sinal de reação de Donald Trump faltando três dias para a eleição.

Além disso, os números divulgados no sábado (31) mostram que o presidente reagiu principalmente entre eleitores independentes (49% a 35%), algo que ele não tem conseguido em outras regiões do país. E ainda conseguiu reduzir a vantagem de Joe Biden entre as mulheres, caindo de 20 pontos percentuais em setembro para apenas 9 no último levantamento.

Vale ressaltar que há quatro anos, o instituto de pesquisa de Iowa foi um dos primeiros e raros a prever com precisão a virada de Donald Trump sobre Hillary Clinton.