Acontece

Ataque de hackers ao STJ é o mais grave da história do país

Foto: Reprodução/Metrópole
Superior Tribunal de Justiça, Ministério da Saúde e Distrito Federal foram alvos de cibercriminosos, que obtiveram acesso a informações sigilosas

Desde terça-feira (3), importantes órgãos dos Poderes Executivo e Judiciário têm sido invadidos por cibercriminosos. Inicialmente, imaginava-se que somente o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tivesse sido atacado, porém outras bases de dados também sofreram invasões.

Na tarde desta quinta (5), o site O Bastidor publicou que o hacker responsável por invadir o sistema do STJ criptografou todo o acervo de processos do tribunal, além de ter bloqueado o acesso às caixas de e-mail de ministros. Backups de dados da corte também foram criptografados. Desde quando o ataque foi identificado, o site do STJ está fora do ar.

Foto: Reprodução

LEIA MAIS

Deputado quer criação de lei para proibir cigarros eletrônicos

Segundo informações do G1, um relatório da área de tecnologia da Corte, obtido pela TV Globo, revelou que uma indisponibilidade do sistema ocorrida por volta das 15h da segunda-feira (2) determinou a interrupção dos julgamentos. Os técnicos do tribunal identificaram um ataque externo e passaram a avaliar a extensão dos danos.  Somente à noite, foi detectado um arquivo com características compatíveis a um vírus, criado alguns minutos antes.

Em nota oficial à imprensa, a Polícia Federal afirmou que iniciou uma investigação e órgãos de tecnologia estão tentando resgatar os dados que estão criptografados. Contudo, não se sabe a possibilidade de reavê-los. O comunicado diz que “as diligências iniciais da investigação já foram adotadas, inclusive, com a participação de peritos da instituição. Eventuais fatos correlatos poderão ser apurados na mesma investigação, que está em andamento na Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal”.