Acontece

Guga Chacra afirma que vai processar responsáveis por fake news

Guga Chacra - Foto: Reprodução
Vídeo em que ele estaria chorando devido à eleição americana circula na Web.

O jornalista e comentarista de política internacional Guga Chacra afirmou que irá processar os responsáveis por espalhar o vídeo em que supostamente estaria chorando ao pensar em uma vitória de Donald Trump nas eleições americanas. A montagem, que é falsa, foi compartilhada ao longo desta quarta-feira (4) dando a entender que se referia às entradas ao vivo do jornalista na Globo News.

No entanto, o material, na verdade, foi retirado de contexto. Isso porque as imagens de Chacra emocionado são de março, quando ele falava sobre as projeções de mortes em decorrência do novo coronavírus. No Twitter, inclusive, o comentarista relembrou as vezes em que chorou ao vivo e indagou qual seria o motivo para o suposto choro durante a apuração dos votos nos Estados Unidos.

Guga Chacra afirmou que vai processar quem espalhou o vídeo falso – Foto: Reprodução

“Chorei na pandemia e na explosão do porto em Beirute. Por que teria chorado ontem? Aconteceu algo? Estava cobrindo a eleição americana, que Biden neste momento lidera a apuração, mas ainda tem resultado incerto”, escreveu na rede social.

Leia mais

Bolsonaro sobre eleições nos EUA: ‘esperança é a última que morre’

Em seguida, ele afirmou que acionará a Justiça para processar os responsáveis por divulgar a fake news. “Quem espalhou esta história será processado”, disse.

Muitos colegas de Chacra, aliás, demonstraram apoio à decisão. “Alma sebosa aqui não se cria”, comentou a jornalista Natuza Nery, em referência às pessoas que compartilharam o vídeo falso.

A jornalista Andréia Sadi também se pronunciou no Twitter. “Chama fake news. Continue trabalhando, Guga Chacra. Dá trabalho mesmo: principalmente para quem vive de atacar os outros”, escreveu.

O vídeo em questão foi analisado pela plataforma de verificação do Estadão e classificado como falso. Desde 2019, aliás, o jornal, por meio da plataforma Estadão Verifica, é parceiro do Facebook na checagem de boatos e prováveis notícias falsas.  Quando as verificações constatam que uma informação é enganosa, a rede social reduz o alcance de sua circulação e emite avisos sobre o conteúdo inverídico.

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz