Acontece

Donald Trump planeja comícios para contestar eleições

Donald Trump - Foto: Divulgação
A campanha ainda não divulgou quando e onde ocorrerão esses comícios

Por AFP

O atual presidente dos EUA, Donald Trump, segue disposto a continuar negando os resultados da eleição que americana que apontam o democrata Joe Biden como presidente eleito do país. De acordo com Tim Murtaugh, porta-voz da campanha republicana, Trump planeja realizar comícios com o objetivo de construir apoio em sua base para continuar desafiando os números em estados que consolidaram a vitória de Biden.

A campanha ainda não divulgou quando e onde ocorrerão esses comícios, mas os eventos que reúnem milhares de apoiadores com bandeiras americanas e bonés e camisetas com o slogan de Trump —Make America Great Again (faça a América grandiosa novamente)— são característicos da trajetória política do presidente.

Joe Biden e Donald Trump – Foto: Divulgação

Segundo Murtaugh, Trump tentará sustentar suas acusações de fraude eleitoral destacando registros de pessoas mortas que teriam participado da votação. O republicano também tem questionado na Justiça a legalidade das cédulas enviadas pelo correio —não há nada de irregular ou incomum na modalidade utilizada pelos americanos há anos, mas Trump considera o voto postal um “golpe dos democratas”.

Apesar da ênfase do presidente em repetir essas acusações, autoridades americanas não encontraram evidências de fraude no processo eleitoral. Especialistas dizem que o esforço de Trump dificilmente terá sucesso. “As chances de uma recontagem gerar dezenas de milhares de votos em vários estados a seu favor estão fora de qualquer coisa que já vimos na história americana”, escreveu William Antholis, da Universidade da Virgínia, em um artigo publicado no domingo (8).