Acontece Política

Anvisa autoriza retomada de testes da Coronavac

Anvisa autoriza retomada de testes da Coronavac
Agência anunciou a decisão nesta quarta (11) - Foto: Divulgação
Vacina é desenvolvida pelo Instituto Butantan e a farmacêutica Sinovac.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta quarta-feira (11), a retomada dos testes com a vacina Coronavac. O imunizante, que é desenvolvido em parceria pelo Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac, é um dos que passam por pesquisas para combater o coronavírus.

A decisão pela continuidade das pesquisas foi anunciada em nota nesta manhã. “A ANVISA informa que acaba de autorizar a retomada do estudo clínico relacionado à vacina Coronavac, que tem como patrocinador o Instituto Butantan”, comunicou a agência.

Anvisa autoriza retomada de testes da Coronavac
Testes da Coronavac continuarão – Foto: Governo de SP/Divulgação

No documento, o órgão afirmou, ainda, que segue acompanhando o evento que levou à suspensão dos testes. “A ANVISA entende que tem subsídios suficientes para permitir a retomada da vacinação e segue acompanhando a investigação do desfecho do caso para que seja definida a possível relação de causalidade entre o EAG [evento adverso grave] inesperado e a vacina”, diz a nota.

Leia mais

Suspensão de testes da Coronavac ocorreu por informação incompleta

O anúncio da retomada dos estudos acontece, aliás, após uma série de questionamentos sobre os motivos que levaram à interrupção. Nesta terça-feira (10), inclusive, o presidente Jair Bolsonaro comemorou a suspensão dos testes, atitude muito criticada por políticos e autoridades de saúde.

Bolsonaro afirma que Brasil não comprará vacina da China
Jair Bolsonaro foi criticado por comemorar suspensão dos testes – Foto: Reprodução/Jovem Pan
Rodrigo Maia foi um dos que criticaram o presidente da República – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, foi um dos que criticaram o posicionamento de Bolsonaro. “Entre pólvora, maricas e o risco à hiperinflação, temos mais de 160 mil mortos no País, uma economia frágil e um Estado às escuras. Em nome da Câmara dos Deputados, reafirmo o nosso compromisso com a vacina, a independência dos órgãos reguladores e com a responsabilidade fiscal. E a todos os parentes e amigos de vítimas da Covid-19 a nossa solidariedade”, escreveu no Twitter, fazendo menção aos discursos e adjetivos usados pelo presidente da República.