Acontece

Comércio aposta em Black Friday para recuperar perdas da pandemia

Comércio no Recife - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco
Venda no ecommerce cresceu 29% no início de novembro, diz pesquisa feita pela Nielsen

Por conta da pandemia da covid-19, a economia global sofreu sérios prejuízos durante esse período. Os varejistas buscam se recuperar dos danos causados e têm apostado na Black Friday como esperança de melhora no faturamento em novembro. Ás vésperas do evento promocional, o comércio eletrônico já registrou alta de 29% nos primeiros 11 dias de novembro, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento feito pela Ebit | Nielsen.

Consumidores durante Black Friday em São Paulo no ano passado – Foto: Rahel Patrasso/Reuters

LEIA MAIS

Oscar 2021: Documentário de Bárbara Paz representará o Brasil

A previsão de faturamento do segmento é de R$ 6,9 bilhões durante o fim de semana da data de descontos. Além disso, a consultoria prevê que o evento anual de promoções contribuirá para crescimento de 27% nas vendas online neste ano.

Ademais, o comércio digital já apresentou números crescentes no desenrolar deste ano, impulsionados pelas medidas de isolamentos causadas pela pandemia, provocando mudança de hábito nos consumidores, que passaram a comprar mais pelas lojas virtuais.

De acordo com a líder da Ebit/Nielsen, Júlia Ávila, durante o primeiro semestre do ano, a entrada de novos consumidores no e-commerce foi muito alta e a maioria deles continuam comprando no ambiente virtual até hoje. Além do distanciamento, Júlia acredita que a redução da taxa de juros e o auxílio emergencial também foram fatores que contribuíram para o crescimento do setor.