Acontece Política

Portugal suspende viagens internas para conter Covid-19 no país

Portugal volta a proibir viagens para conter avanço da Covid-19
O primeiro-ministro de Portugal, António Costa - Foto: Mário Cruz/Lusa
O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, anunciou as nova medidas.

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, anunciou que o país suspenderá viagens domésticas intermunicipais e fechará escolas antes de dois feriados nacionais celebrados nos dias 1º e 8 de dezembro.

De acordo com Costa, a medida é uma tentativa de reduzir a transmissão do novo coronavírus entre as cidades do país, especialmente antes do Natal. “Continuamos a ter um número muito alto de casos, o que é uma ameaça a nossa saúde”, disse.

Portugal volta a proibir viagens para conter avanço da Covid-19
Primeiro-ministro anunciou as novas medidas neste sábado (21) – Foto: RUI GAUDÊNCIO

Dessa forma, as viagens intermunicipais serão suspensas no primeiro momento das 23h de 27 de novembro até 5h de 2 de dezembro. O segundo período, então, será das 23h de 4 de dezembro às 5h de 9 de dezembro. O objetivo, assim, é diminuir a movimentação nos dois próximos feriados nacionais.

Leia mais

Malvino Salvador fala sobre voto em Bolsonaro e critica governo

Além disso, as escolas também fecharão nas segundas-feiras antes de ambos os feriados. Outra medida adotada é a de que o comércio também deva fechar mais cedo nestas datas. “Precisamos persistir não só para frear a taxa de crescimento, mas para invertê-la”, afirmou o primeiro-ministro.

Portugal tenta conter avanço da doença no país – Foto: Global Imagens

Neste sábado (21), dia em que o anúncio das novas medidas foi feito, Portugal registrou 62 mortes e 6.472 casos de Covid-19. Ao todo, desde o início da pandemia o país contabiliza 3.824 óbitos e 255.970 casos da doença.

De acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, Portugal é o sétimo país da Europa com mais casos por 100 mil habitantes e o 14º por número de mortes.