Política

Ministra Ana Arraes é primeira mulher eleita à presidência do TCU

Ministra Ana Arraes - Foto: Reprodução

A ministra Ana Arraes foi eleita, nesta quarta (2), a nova presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) por unanimidade de votos. Atual vice-presidente e ministra mais antiga, ela assume o comando da Corte a partir de janeiro, substituindo José Múcio Monteiro. O mandato tem prazo de um ano, renovável por mais um. Na mesma sessão, o ministro Bruno Dantas foi eleito vice-presidente e corregedor do tribunal. A posse da nova presidência foi marcada para o próximo dia 10.

Ana Arraes é primeira mulher a ocupar o cargo no TCU
Ana Arraes é primeira mulher a ocupar o cargo no TCU – Foto: Brito Júnior

LEIA MAIS

Jailson Correia e Rodrigo Novaes testam positivo para Covid-19

Ana Arraes foi indicada ao TCU pela Câmara dos Deputados, em 2011, para a vaga aberta após a aposentadoria do ministro Ubiratan Aguiar. Ela é formada em Direito e foi deputada federal por Pernambuco, entre 2007 e 2010. Advogada, a ministra é filha do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes, mãe do ex-governador Eduardo Campos, e avó do prefeito eleito de Recife, João Henrique Campos (PSB).

Já o ministro Bruno Dantas assumirá a vice-presidência e a Corregedoria do TCU, além de continuar como relator das contas públicas. Ele também foi eleito para o cargo pela unanimidade de nove votos.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar