Acontece

Reino Unido inicia vacinação contra a Covid-19 na próxima semana

Matt Hancock - Foto: Reprodução/AFP
Anúncio foi feito nesta quarta (2) pelo ministro da Saúde britânico, Matt Hancock.

O Reino Unido aprovou nesta quarta-feira (2) a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech e a população já começa a ser imunizada na próxima semana. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, que, inclusive, classificou a notícia como “fantástica”.

Segundo Hancock, um primeiro lote com 10 milhões de doses será disponibilizado pelo serviço público de saúde britânico, o NHS, ainda em 2020. “No início da próxima semana, começaremos um programa de vacinação de pessoas contra Covid-19 aqui neste país”, disse em entrevista à rede Sky News.

Pfizer finaliza testes de vacina e informa eficácia de 95%
Reino Unido usará imunizante da Pfizer e BioNTech – Foto: Dado Ruvic/Reutres

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, afirmou que a aprovação da vacina vai resgatar vidas e a economia do país. A região possui 59.148 mortes pelo coronavírus, o maior número da Europa.

Leia mais

Pfizer finaliza testes de vacina e informa eficácia de 95%

“É a proteção das vacinas que vai finalmente nos trazer de volta às nossas vidas e fazer a economia andar novamente”, escreveu o premiê britânico no Twitter.

A previsão é de que os profissionais da saúde sejam os primeiros a ser vacinados, assim como idosos e pessoas que vivem em casas de repouso, incluindo funcionários. Devido às necessidades de armazenamento, a vacina precisa ser mantida a -70°C.

Boris Johnson, premier do Reino Unido, falou com entusiasmo sobre a vacina – Foto: Andrew Parsons/10 Downing Street/AFP

Sendo assim, é pouco provável que o imunizante, apesar de ser um dos quatro que estão sendo testados no Brasil, seja de fato utilizado no país. Isso porque o Ministério da Saúde afirmou, nesta terça-feira (1º), que o plano de imunização do Brasil não prevê o uso de vacinas que exijam baixíssimas temperaturas de armazenamento, como é o caso da desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech.

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, o governo brasileiro deseja utilizar um imunizante que possa ser armazenado em temperaturas de 2ºC a 8ºC. Segundo ele, a preferência é porque esta é a temperatura da rede de frio usada no sistema de vacinação brasileiro.