À mesa

A feijoada do The Black Angus: um verdadeiro luxo de sábado

Feijoada do The Black Angus - Foto: Divulgação
  • Por Bruno Albertim

Antes de ir direto ao assunto, vale refazer a correção de uma lenda histórica: desde os bancos escolares, somos ensinados a acreditar que a feijoada surgiu entre africanos escravizados no Brasil a partir de restos desprezados pela casa-grande. Nada mais falacioso: como o cassoulet francês, o cocido madrileno ou a própria feijoada brasileira, o prato-símbolo do Brasil confirma a tradição europeia dos grandes cozidos. Foi, claro, retemperada pela mão africana e, sem favor e mestiça, configura mesmo um grande luxo comestível nacional.

É o que prova o bufê de feijoada oferecido todos os sábados, sob a batuta do serviço irrepreensível do maître Marcos Nascimento, no The Black Angus da Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem. Do grupo Spettus, a casa segue a tradição do feijuca clássica servida ainda no antigo Família Giuliano, também em BV.

Bufê de feijoada do TBA – Foto: Divulgação
Leia Mais

Maravilhosa experiência curtir o Happy Hour do Camarada Camarão

Dito isto, é bom se ter em mente que um sábado ali exige vagar. Porque a feijoada, na verdade, constitui um verdadeiro parque de diversões para o paladar e deve ser percorrida em muitas etapas. Para beber, há cervejas, caipifrutas bem equilibradas e refrescantes ou a enorme carta de vinhos – ali, funciona também uma loja da distribuidora Grand Cru, e os vinhos, bem garimpados, são comprados a preço de prateleira. Tente um bom espumante brasileiro, como os da icônica Cave Geisse, e perceba como o frescor, a cremosidade e a acidez das borbulhas ficam lindos para limpar o palato da untuosidade de feijoada. Que, aliás, é pouquíssimo gordurosa.

Feita pelo veterano cozinheiro Mathias, um craque da velha guarda, que, entre outros, já trabalhou no paulistano Figueira Rubayat, a feijoada é cuidadosamente depurada de suas gorduras visíveis e tem seus pertences cuidadosamente separados em réchauds diferentes. Além dos óbvios, nacos fartos de lombo fresco suíno e língua defumada.

Feijoada do TBA – Foto: Divulgação

Mas há tanta diversão antes que a feijoada acaba virando apenas a cereja do bolo. O bufê contempla saladas, bolinhos, além de portentosas ofertas de pernil assado, muito suculento, costela bovina e um incrível leitão à pururuca, de pele estaladiça e carne muito tenra. Tenha parcimônia para conseguir chegar à estrela do dia.

Ao final, acaba por ser também um programa de excelente custo-benefício: R$ 69, pelo bufê – ou seja, menos que pagaríamos por um menu completo em qualquer restaurante da cidade. Pontos para o TBA, que atualiza com vigor esse estandarte da culinária nacional e que virou moda, na forma de bufês na hotelaria nacional, ainda nos anos 80.

Serviço

The Black Angus Conselheiro. Av. Conselheiro Aguiar. Rua França Pereira, 146, Boa Viagem. Fone: R. França Pereira, 146 – Boa Viagem, Fone: (81) 3031-2097

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz