À mesa

A feijoada do The Black Angus: um verdadeiro luxo de sábado

Feijoada do The Black Angus - Foto: Divulgação
  • Por Bruno Albertim

Antes de ir direto ao assunto, vale refazer a correção de uma lenda histórica: desde os bancos escolares, somos ensinados a acreditar que a feijoada surgiu entre africanos escravizados no Brasil a partir de restos desprezados pela casa-grande. Nada mais falacioso: como o cassoulet francês, o cocido madrileno ou a própria feijoada brasileira, o prato-símbolo do Brasil confirma a tradição europeia dos grandes cozidos. Foi, claro, retemperada pela mão africana e, sem favor e mestiça, configura mesmo um grande luxo comestível nacional.

É o que prova o bufê de feijoada oferecido todos os sábados, sob a batuta do serviço irrepreensível do maître Marcos Nascimento, no The Black Angus da Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem. Do grupo Spettus, a casa segue a tradição do feijuca clássica servida ainda no antigo Família Giuliano, também em BV.

Bufê de feijoada do TBA – Foto: Divulgação
Leia Mais

Maravilhosa experiência curtir o Happy Hour do Camarada Camarão

Dito isto, é bom se ter em mente que um sábado ali exige vagar. Porque a feijoada, na verdade, constitui um verdadeiro parque de diversões para o paladar e deve ser percorrida em muitas etapas. Para beber, há cervejas, caipifrutas bem equilibradas e refrescantes ou a enorme carta de vinhos – ali, funciona também uma loja da distribuidora Grand Cru, e os vinhos, bem garimpados, são comprados a preço de prateleira. Tente um bom espumante brasileiro, como os da icônica Cave Geisse, e perceba como o frescor, a cremosidade e a acidez das borbulhas ficam lindos para limpar o palato da untuosidade de feijoada. Que, aliás, é pouquíssimo gordurosa.

Feita pelo veterano cozinheiro Mathias, um craque da velha guarda, que, entre outros, já trabalhou no paulistano Figueira Rubayat, a feijoada é cuidadosamente depurada de suas gorduras visíveis e tem seus pertences cuidadosamente separados em réchauds diferentes. Além dos óbvios, nacos fartos de lombo fresco suíno e língua defumada.

Feijoada do TBA – Foto: Divulgação

Mas há tanta diversão antes que a feijoada acaba virando apenas a cereja do bolo. O bufê contempla saladas, bolinhos, além de portentosas ofertas de pernil assado, muito suculento, costela bovina e um incrível leitão à pururuca, de pele estaladiça e carne muito tenra. Tenha parcimônia para conseguir chegar à estrela do dia.

Ao final, acaba por ser também um programa de excelente custo-benefício: R$ 69, pelo bufê – ou seja, menos que pagaríamos por um menu completo em qualquer restaurante da cidade. Pontos para o TBA, que atualiza com vigor esse estandarte da culinária nacional e que virou moda, na forma de bufês na hotelaria nacional, ainda nos anos 80.

Serviço

The Black Angus Conselheiro. Av. Conselheiro Aguiar. Rua França Pereira, 146, Boa Viagem. Fone: R. França Pereira, 146 – Boa Viagem, Fone: (81) 3031-2097

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar