TV e Cinema

Renata Silveira será primeira narradora de futebol da Rede Globo

Foto: João Cotta / Globo
A jornalista passará por período de adaptação na emissora e ainda não tem data de estreia.

Pela primeira vez na história da Globo, o time de narradores de futebol da emissora terá uma voz feminina. A carioca Renata Silveira é a mais nova contratada para integrar o departamento de Esportes e foi anunciada nesta segunda-feira (07). Formada em Educação Física e pós-graduada em Jornalismo Esportivo, ela tem passagem pela ESPN Brasil e Fox Sports.

Renata Silveira reforça o time de narradores da Globo — Foto: João Cotta / Globo

LEIA MAIS

Alunos de PE representam o Brasil em torneio mundial de matemática

“Antes tinha a questão do preconceito, de que o futebol era um lugar exclusivo para homens, não só na televisão, mas também nos estádios. Isso a gente está quebrando aos poucos, mostrando que somos capazes através do nosso trabalho e do esforço de falar sobre futebol, comentar e narrar. O espaço para as mulheres vem crescendo bastante. Isso depende de oportunidades, porque a gente tem muitas mulheres capacitadas para estarem ali, mas às vezes não tem a oportunidade. Os veículos, não só a Globo, estão abrindo os olhos para as mulheres”, disse Renata.

Com isso, ela se junta às comentaristas Ana Thaís Matos, Renata Mendonça e Nadine Bastos – especializada em arbitragem – na equipe feminina do futebol do Grupo Globo. “Estamos quebrando várias barreiras e desbravando muitas coisas. Ser uma das primeiras a fazer isso, mostrar que é possível, é muito legal. Confesso que não sabia o tamanho real deste papel. Hoje, a ficha vai caindo aos poucos e poder servir de inspiração para outras mulheres é o mais bacana de tudo isso”, complementou a narradora.

Em entrevista ao Notícias da TV, Renata revelou que começou a carreira como narradora em 2014, durante a Copa do Mundo que foi sediada no Brasil, pela Rádio Globo. “Tinha uma rejeição bem grande [do público], era muito novo. Eu nunca tinha visto uma mulher narrando uma partida de futebol. A rejeição ainda era bem grande. Mas de 2018 para cá, isso mudou. A recepção do público evolui conforme as mulheres ganham espaço”, ressaltou a jornalista.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar