Política

Ana Arraes é empossada presidente do TCU em cerimônia prestigiada

Ana Arraes é empossada presidente do TCU em cerimonia prestigiada
Ana Arraes - Foto: Reprodução/Youtube
Ministra pernambucana tomou posse nesta quinta (10).

A ministra Ana Arraes tomou posse como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) na manhã desta quinta-feira (10). Em cerimônia online bastante prestigiada, a pernambucana assumiu o cargo no lugar do também conterrâneo José Múcio Monteiro.

Segunda mulher a presidir o Tribunal, Ana Arraes terá como vice o ministro Bruno Fontes. Entre os nomes que participaram da solenidade online estão o presidente do STF, Luiz Fux, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre e o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

Ana Arraes é empossada presidente do TCU em cerimonia prestigiada
Ana Arraes tomou posse nesta quinta (10) – Foto: Reprodução/Youtube
José Múcio Monteiro passou o cargo para a conterrânea – Foto: Reprodução/Youtube

O discurso de saudação a presidente eleita ficou a cargo do ministro Walton Alencar. Decano do TCU, ele destacou a força da mulher pernambucana e parabenizou aos pares pela escolha de Ana Arraes para o cargo. “A eleição reflete a confiança de todos nós em vossa excelência”, disse.

Leia mais

Festa de posse de vereadores e prefeitos eleitos está em xeque

Já empossada, Ana agradeceu a confiança e proferiu sua primeira fala como presidente destacando a importância da presença de mulheres nas carreiras públicas. Inclusive, a ministra afirmou que sua gestão será marcada por ações em busca da equidade de gênero. Uma delas, aliás, será a adoção de política para que 30% dos cargos de gestão do TCU sejam ocupados por mulheres.

Ana Arraes é empossada presidente do TCU em cerimonia prestigiada
Ana Arraes terá como vice o ministro Bruno Fontes – Foto: Reprodução/Youtube

O discurso da presidente também foi marcado por momentos de emoção. Em sua fala, Ana lembrou o pai, Miguel Arraes, e o filho, Eduardo Campos, que faleceu em um acidente aéreo em 2014. “Relembro o meu filho Eduardo, que nos deixou precocemente. A Eduardo, meu eterno amor”, disse.

Também lembrou a mãe, Célia de Souza Leão, e Magdalena Arraes, segunda esposa de seu pai. Falou, ainda, sobre o o amor ao filho Antônio Campos, presidente da Fundaj, que também participou da cerimônia, e sobre a esperança e jovialidade que recebe de seus netos.

Ana Arraes é empossada presidente do TCU em cerimonia prestigiada
Membros do TCU participaram da sessão – Foto: Reprodução/Youtube

A cerimônia online de posse contou, ainda, entre outros nomes, com a presença do senador Fernando Bezerra Coelho, da procuradora-geral do TCU, Cristina Machado, e do ministro do STF Dias Toffoli.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar