Acontece

Vale a pena aproveitar os dias para visitar o Janelas CASACOR

Isabela e Gabriela Coutinho franqueadas da CASACOR PE - Foto: Gleyson Ramos
São 14 contêiners assinados por arquitetos locais, espalhados por Recife e Caruaru e exposição gratuita ao público

Imperdível a programação de unir um tour pela bela cidade do Recife e aproveitar para visitar a  tradicional mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo: O Janelas CASACOR. Idealizado no período da pandemia, a temática é a vida pós COVID. Até o dia 20/12, 14 contêineres assinados por profissionais de renome estão espalhados pelo Recife e Caruaru em locais abertos, com exposição gratuita ao público.

Suíte Haut Hotel de André Carício & Arquitetos traz a vista do mar para dentro do ambiente – Foto: Paulo Higor Nunes

 

Loft Praia das Arquitetas PE – Foto: Paulo Higor Nunes

 

Com a proposta democrática de promover a integração entre o indivíduo, a arquitetura e a cidade, é possível realizar a rota para conhecer as janelas expostas no Recife de bicicleta, barco, carro ou a pé. Na zona sul da capital, está localizada a maioria dos containers. Assim como o Home Office de Ju Nejaim e o Loft Praia das Arquitetas PE, a Suíte Haut Hotel está localizada na Orla do Segundo Jardim de Boa Viagem. O projeto de André Carício & Arquitetos traz a vista do mar para dentro do ambiente integrado e seus materiais escolhidos ressaltam o conceito de sustentabilidade.

O Home Office de Ju Nejaim, na Orla de Boa Viagem – Foto: Paulo Higor Nunes

 

Ainda no bairro de Boa Viagem, é possível visitar quatro janelas cheias de personalidade e características únicas situadas no Shopping Recife. O Spa Deca, projetado por Marylia Nogueira, prioriza o bem-estar e momentos de cuidado pensando em um momento pós pandemia de redescoberta do lar.

Spa Deca, projetado por Marylia Nogueira, no Shopping Recife – Foto: Paulo Higor Nunes

 

No espaço Minha Casa Financiada, localizado no mall, a dupla de arquitetos Dubeux Vasconcelos idealizaram o Gazebo do Reencontro para promover reuniões entre família e amigos. Com base neutra, a Loja Sebrae idealizada por Michele Gil permite que as peças sejam as grandes protagonistas do espaço e que as cores dos artesanatos se destaquem.

Dubeux Vasconcelos idealizaram o Gazebo do Reencontro no espaço Minha Casa Financiada – Foto: Paulo Higor Nunes

 

A Loja Sebrae idealizada por Gil Rodrigues Projetos – Foto: Paulo Higor Nunes

 

Com uma pegada jovem e moderna, o Quarto de Estudos Online foi projetado por Lenira de Melo e alunos do curso de Arquitetura da UNINASSAU para ser um ambiente aconchegante nas horas de estudo. Utilizando reproduções fiéis, painéis LED, projetores holográficos, realidade virtual, o escritório Zirpoli Arquitetura propõe uma experiência imersiva do espaço Summer Beach Residence da Moura Dubeux.

O Quarto de Estudos Online projetado por Lenira de Melo e alunos do curso de Arquitetura da UNINASSAU – Foto: Paulo Higor Nunes

 

O espaço Summer Beach Residence da Moura Dubeux, projetado por Zirpoli Arquitetura – Foto: Paulo Higor Nunes

 

Ainda nos arredores de Boa Viagem, o Co-Working Entra Apulso projetado por Luiza Nogueira é um projeto de interesse social, permanecendo na localidade como um presente para a comunidade. O ambiente situado no Instituto Shopping Recife traz peças de design criadas pelos moradores e intervenção artística de Derlon.

O Co-Working Entra Apulso projetado por Luiza Nogueira – Foto: Paulo Higor Nunes

 

Em Brasília Teimosa está localizada a última janela da zona sul do Recife. A instalação Dentro do mar tem rio pelo Studio Costa + Azevedo busca refletir sobre o descarte de objetos nas águas dos rios e do mar. Nas paredes, as Tintas Coral revestem uma grande obra de arte formada a partir de materiais tipicamente descartados nas águas.

Ambiente do Studio Costa + Azevedo em Brasília Teimosa – Foto: Paulo Higor Nunes

 

Continuando o percurso, ao seguir a rota ciclista para o coração do Recife,  encontra-se no Marco Zero o Studio Vivix, de Nejaim Azevedo Arquitetos. O espaço multifuncional busca refletir sobre o que é de fato importante no “novo morar”. Não deixe de incluir no seu planejamento uma visita ao ambiente Bio Living, na Rua da Aurora, por We Arquitetos.

Studio Vivix, de Nejaim Azevedo Arquitetos, no Marco Zero – Foto: Paulo Higor Nunes

 

Ambiente Bio Living, na Rua da Aurora, por We Arquitetos – Foto: Paulo Higor Nunes

 

Na zona norte da cidade, o Home Office projetado por Romero Duarte patrocinado pela Agemar fica localizado no Parque da Jaqueira e reúne referências contemporâneas, mobiliário brasileiro e alusões ao bairro. Em uma viagem ao agreste do estado, a janela assinada pela PMZ arquitetura é pit stop obrigatório em Caruaru. Localizada no Shopping Difusora, a Cozinha Copergás traz elementos regionais, natureza e memória afetiva.

O Home Office projetado por Romero Duarte, no Parque da Jaqueira – Foto: Paulo Higor Nunes

 

A Cozinha Copergás, no Shopping Difusora em Caruaru, assinada pelo escritório PMZ arquitetura – Foto: Paulo Higor Nunes