TV e Cinema

90 anos de Silvio Santos: relembre sua trajetória na TV

Silvio Santos - Foto: Divulgação/SBT
Com 65 anos na televisão, ele é um dos maiores comunicadores do Brasil

Silvio Santos, um dos maiores apresentadores de televisão do Brasil, completa 90 anos neste sábado (12). Com uma trajetória de 65 anos na televisão, o dono do SBT coleciona momentos marcantes. Avesso a badalações, o apresentador raramente é visto em locais que não seja sua casa, sua emissora ou o salão de seu fiel cabeleireiro, Jassa.

Silvio nasceu no Rio de Janeiro, no bairro da Lapa, com o nome de Senor Abravanel, no dia 12 de dezembro de 1930, fruto do casamento de Rebeca e Alberto. Quando era adolescente, começou a vender objetos nas ruas da capital carioca a fim de guardar dinheiro para ir ao cinema, algo que amava. Com 14 anos, participou de um concurso na Rádio Guanabara para se tornar um dos novos locutores da emissora e acabou vencendo.

Silvio Santos e os pais – Foto: Divulgação
Leia Mais

Reginaldo Leme é o novo contratado da Band

Após passar pela Guanabara, Silvio trabalhou nas emissoras de rádios cariocas Mauá, Niterói, Tupi e Continental, quando passou a adotar o nome artístico Silvio Santos. Além disso, durante a virada da década de 1940 e 1950, o apresentador criou um comércio de bebidas, shows e bingo na barca entre o Rio de Janeiro e Niterói, tendo um grande sucesso imediato. Em 1954, foi contratado pela Rádio Nacional em São Paulo para se tornar locutor comercial de programas. Foi apadrinhado por Manuel de Nóbrega e, por conta de seu talento, cresceu como animador de rádio, participando de inúmeros programas.

Silvio Santos e Manuel de Nóbrega – Foto: Reprodução

Já no ano seguinte, ele passou a fazer participações durante o Teledrama, programa de teatros ao vivo transmitido pela TV Paulista. Além disso, também era o locutor comercial de muitas atrações da emissora. Três anos depois, ganhou seu primeiro programa de TV, o Hit Parade, que apresentava artistas de rádio com uma orquestra ao vivo. Ainda em 1958, auxiliou Manoel em sua empresa, Baú da Felicidade, que estava com problemas financeiros. Com o seu grande talento empreendedor, Silvio fez a empresa se renovar e crescer novamente, fazendo o primeiro sistema de compras por carnê para brinquedos e utensílios domésticos.

Leia Mais

Samba nacional perde Ubirany, vítima da Covid-19 aos 80 anos

No início dos anos 1960, abriu a sua primeira empresa de comunicação, a Publicidade Silvio Santos e, a partir disso, criou o seu primeiro programa autoral o Vamos Brincar de Forca, onde até mesmo quem perdia a brincadeira ganhava prêmios. Em 1963, criou seu grande produto audiovisual, o Programa Silvio Santos que tinha espaço fixo na rede da TV Paulista aos domingos e até hoje, após 57 anos, é transmitido no mesmo dia, só que no SBT.

Nessa época, ele decide comprar um horário na programação da extinta TV Tupi e passa a conduzir programas nos sábados de tarde e, posteriormente, em horário nobre durante a semana. Estreava o festival da Casa Própria, que dava semanalmente um carro e uma casa para o público através de sorteio. Em 1965, o Grupo Globo passa a controlar a TV Paulista e seu programa chegou a ter nove horas de duração. Quatro anos depois, em 31 de agosto de 1969, ele apresenta pela primeira vez seu programa para todo o território brasileiro.

Silvio Santos – Foto: Divulgação

Conquistando um grande público, ele decide abrir o Grupo Silvio Santos, em 1971, e no ano seguinte abre seu primeiro polo de produção independente que se chamaria Estúdios Silvio Santos. No dia 13 de maio de 1975, o empresário abre seu primeiro canal de TV, o TV Studio Silvio Santos – TVS Rio, que fez sucesso com alguns programas como Poço dos MilhõesSilvio Santos Show, Qual é a MúsicaArrisca TudoDomingo no Parque e Namoro na TV. Na década de 1980, com um investimento milionário, é inaugurado o SBT – Sistema Brasileiro de Televisão. Logo em seu primeiro dia de exibição, a emissora alcançou a vice-liderança de audiência.

Leia Mais

Victoria e David Beckham planejam adega para mais de 7 mil vinhos

Nos anos 2000, muitos programas de sucesso ganharam as telinhas do SBT, entre eles o Show do MilhãoCasa dos Artistas, Roda a Roda e o Novo Programa Silvio Santos. Na vida pessoal, Silvio Santos se tornou pai de Cintia e Silvia durante seu primeiro casamento com Aparecida Vieira. Após o fim da união, ele se casou com Isis Pássaro, com quem vive até hoje. Com ela, teve mais cinco filha, Cidinha, Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata. Vale destacar que todas as suas herdeiras, de alguma forma, trabalham com o pai, seja na frente das câmeras, apresentado programas ou dentro do Grupo Silvio Santos. Além disso, o apresentador foi o grande responsável por lançar inúmeros nomes da televisão, como Gugu Liberato, Mara Maravilha, Eliana, Maisa, Celso Portiolli e até mesmo seu neto, Tiago Abravanel.

Eliana conheceu Silvio Santos quando integrava grupo Banana Split – Foto: Reprodução/Instagram
Mara Maravilha e Silvio Santos durante “Qual é a música”, em 1990 – Foto: SBT
Silvio Santos e Hebe Camargo durante o troféu Imprensa de 2003 – Foto: Divulgação/SBT
Oscar Filho, Silvio Santos e Maisa – Foto: SBT
Silvio Santos ao lado das filhas Rebeca, Patricia e Silva e da esposa, Iris durante o encerramento do Teleton de 2018 – Foto: Lourival Ribeiro/ SBT

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar