Acontece

Aeroporto de Salvador testa embarque por biometria facial

Foto: Nara Gentil/CORREIO
A tecnologia que dispensa apresentação de documentos é testada com passageiros da companhia aérea GOL

Na última segunda-feira (14), o aeroporto de Salvador se tornou o primeiro do Nordeste e segundo do país a testar o embarque com reconhecimento facial. A tecnologia, denominada de “Embarque + Seguro”, dispensa o uso de documento de identificação pelo passageiro, evitando fraudes, e permite que os agentes façam a validação mesmo em caso de falta de eletricidade ou de internet no aeroporto. O programa também está sendo testado com passageiros no aeroporto de Florianópolis.

O Aeroporto de Salvador começou a testar a tecnologia emn passageiros da GOL – Foto: Divulgação

leia mais

Projeto Pátio Criativo, da PCR, vence Prêmio do Iphan

Desenvolvida pelo Serpro, empresa de inteligência em TI do Governo Federal, em parceria com o Ministério da Infraestrutura (MInfra), o embarque com reconhecimento facial tem o objetivo de tornar o embarque mais rápido e seguro. Na etapa de Salvador, por enquanto, os testes estão sendo realizados apenas com passageiros voluntários, que voam pela companhia GOL e tenham CNH ou que realizaram o cadastro de biometria do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O novo modelo de embarque prevê o uso de um aplicativo do Serpro, em que o passageiro poderá fazer check-in ao cadastrar uma foto que será ligada ao CPF e à passagem. Depois, a imagem é comparada com bases de documentos de identificação com foto. No momento do embarque, basta passar em frente de uma câmera para confirmar novamente a identidade.