Política

União Europeia iniciará vacinação dos 27 países no mesmo dia

União Europeia iniciará vacinação dos 27 países no mesmo dia
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia - Foto: Reprodução
Anúncio foi feito nesta quarta-feira (16).

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou nesta quarta-feira (16) que os 27 países do bloco começarão a vacinar sua população “no mesmo dia”. O início da campanha acontecerá tão logo um imunizante seja aprovado pelo órgão regulador europeu.

“Começaremos a vacinação o mais rápido possível todos juntos, todos os 27, no mesmo dia, da mesma forma que passamos por esta pandemia juntos”, disse a presidente em uma sessão do Parlamento Europeu, em Bruxelas.

União Europeia iniciará vacinação dos 27 países no mesmo dia
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, durante sessão do Parlamento em Bruxelas em 16 de dezembro de 2020 – Foto: John Thys/Pool/Reuters

Aliás, a Agência Europeia de Medicamentos (AEM), adiantou para o próximo dia 21 uma reunião que abordará a liberação da vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech. Caso seja aprovada, é provável, então, que a campanha de vacinação inicie antes do Natal.

Leia mais

Bolsonaro reconhece vitória de Joe Biden um mês após eleições

“Provavelmente os primeiros europeus serão vacinados antes do fim de 2020“, disse Von der Leyen. Após a possível aprovação pelo órgão regulador, a Comissão Europeia deve aprovar formalmente a vacina Pfizer dentro de três dias.

União Europeia iniciará vacinação dos 27 países no mesmo dia
União Europeia deve iniciar a vacinação no mesmo dia – Foto: Divulgação

Inclusive, os países do bloco têm pressionado por uma aprovação mais acelerada. Isso ocorre após o Reino Unido, que deixou a União Europeia no início do ano, autorizar a vacinação no início do mês. Aliás, nesta quarta, o ministro da Saúde do Reino Unido informou que 137.897 pessoas já foram vacinadas durante a primeira semana de campanha.

Nas redes sociais, a presidente da Comissão Europeia afirmou que o bloco está atuando com rapidez e eficiência. “Cada dia importa. Trabalhamos a toda velocidade para autorizar as vacinas que são seguras e efetivas”, disse. Ela também comemorou a antecipação da reunião pela Agência Europeia de Medicamentos: “É muito bom que a AEM tenha adiantado a reunião para discutir a vacina da Pfizer/BioNTech antes do Natal”.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar