Acontece

Parabéns! Papa Francisco completa 84 anos nesta quinta (17)

Papa Francisco - Foto: Reprodução
Veja curiosidades sobre o pontífice.

O Papa Francisco celebra nova idade nesta quinta-feira, 17 de dezembro. Jorge Mario Bergoglio completa, assim, 84 anos de vida, sendo considerado um dos papas mais queridos e populares.

Para comemorar o aniversário do primeiro pontífice não europeu da era moderna do Vaticano, separamos algumas curiosidades que marcam o pioneirismo do papa.

Papa Francisco faz aniversário nesta quinta (17) – Foto: Divulgação

Nascido em Buenos Aires, na Argentina, em 17 de dezembro de 1936, Bergoglio tornou-se o primeiro papa latino-americano e o primeiro em toda a América. É o primeiro jesuíta a chegar ao cargo mais alto da Igreja Católica e também o primeiro papa não europeu em mais de mil anos.

Leia mais

Sem fiéis, Papa Francisco inicia celebrações natalinas em Roma

Além disso, é o primeiro pontífice a escolher o nome de Francisco para o papado. Aliás, segundo relatórios, o então cardeal também recebeu o segundo maior número de votos nas eleições papais de 2005, que elegeu Bento XVI, hoje papa emérito.

Papa Francisco - Foto: Reprodução.
Papa Francisco é um dos mais populares – Foto: Reprodução

Outra curiosidade é que, quando arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio pegava ônibus para ir trabalhar e preparava as próprias refeições. Atitudes que já revelavam, aliás, sua orientação franciscana.

A eleição de Francisco para Santo Padre aconteceu em 2013, após a renúncia do papa Bento XVI. Desde então, o sumo pontífice mostrou-se à frente do seu tempo, com posições consideradas modernas para alguns membros da Igreja Católica, e sendo admirado por milhões de fiéis ao redor do mundo.