Acontece

Natal e Ano Novo: 84% dos brasileiros não viajarão, diz Datafolha

Foto: BBC/Reprodução

Natal e Ano Novo, tradicionalmente, são festejos comemorados com todos os familiares, distantes e próximos,  amigos e conhecidos. Entretanto, com as consequência trazidas pela pandemia da Covid-19, a maioria dos brasileiros terá comemorações mais restritas. De acordo com pesquisa divulgada pelo Datafolha, 74% dos brasileiros dizem que não pretendem se reunir com pessoas que não vivam na mesma casa durante as festas de final de ano. Além disso, 84% não pretendem viajar no Natal e Réveillon.

O Natal e Réveillon será dentro de casa para 84% dos brasileiros, segundo o Datafolha – Foto: Getty Images

LEIA MAIS

Marido faz última sessão de radioterapia e Ana Hickmann comemora

Esse número é maior entre mulheres (78%), que costumam apresentar comportamento mais conservador em relação à pandemia, do que entre homens (70%). Idosos também são mais cuidadosos (78%) do que os mais jovens (70%). Já os mais ricos e mais escolarizados são os que mais pretendem se encontrar com pessoas de fora do núcleo familiar: responderam assim 47% dos que ganham acima de 10 salários mínimos e 37% dos que têm ensino superior completo.

Mesmo entre apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, notório negacionista da gravidade da doença, a maioria diz que não pretende se reunir com pessoas de fora: 69% dos que avaliam o governo como ótimo ou bom. A Fiocruz elaborou uma cartilha com orientações para as festas de fim de ano, que deixa claro de cara que “a forma mais segura de passar o Natal e o Réveillon é ficar em casa e celebrar apenas com as pessoas que moram com você”.