Acontece

Agência Europeia de Medicamentos aprova vacina da Pfizer

Vacina da Pfizer é aprovada na Europa - Foto: Divulgação
Países como França, Alemanha, Áustria e Itália, disseram que planejam começar suas vacinações em 27 de dezembro

Uma vacina contra Covid-19 está perto de chegar para população de diversos países da Europa. Isso porque a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) autorizou, nesta segunda-feira (21), o uso do imunizante desenvolvido pela empresa norte-americana Pfizer em parceria com a alemã BioNTech. Dessa forma, o continente está a caminho de iniciar a vacinação em uma semana.

Vacinação em países da União Europeia deve começar ainda este ano – Foto: Reprodução/Youtube
Leia Mais

Mais 3 países têm viagens vetadas para conter mutação da Covid-19

Aliás, países como França, Alemanha, Áustria e Itália, disseram que planejam começar suas vacinações em 27 de dezembro. Depois de receber o aval da EMA, a etapa final é a aprovação da Comissão Europeia, que é esperada nos próximos dias. Além disso, o momento que a aprovação da vacina chega é de extrema importância, já que o Reino Unido identificou uma nova variante altamente infecciosa do coronavírus. Isso, aliás, fez com que países suspendessem o transporte com o território britânico.

Pfizer finaliza testes de vacina e informa eficácia de 95%
Vacina da Pfizer – Foto: Dado Ruvic/Reutres

Estudantes de Medicina, médicos aposentados, farmacêuticos e militares estão sendo recrutados para uma campanha europeia de vacinação de escala inédita. Devido a uma abordagem de aceleração gradativa, profissionais de saúde e moradores de casas de repouso serão priorizados, e a maioria dos esquemas nacionais não chegará ao público em geral até o fim do primeiro trimestre de 2021, na melhor das hipóteses. Ainda assim, o objetivo dos 27 países da UE é atingir uma cobertura de 70% de seus 450 milhões de habitantes.