Acontece

Mais 3 países têm viagens vetadas para conter mutação da Covid-19

Foto: Ben Stansall/AFP
África do Sul, Dinamarca e Holanda registraram casos da nova linhagem

África do Sul, Dinamarca e Holanda foram alvo de restrições de viagens nesta segunda (21). A medida de contenção se refere a uma nova mutação do coronavírus presente nos países, que tem um poder de contágio 70% maior. A restrição foi imposta por países como Alemanha, El Salvador, Israel, Sudão, Suécia, Suíça e Turquia. Esta nova linhagem, chamada de B117, foi encontrada em maior quantidade no Reino Unido, o que levou o governo britânico a reforçar o lockdown às vésperas do feriado de Natal.

Com a pandemia do coronavírus, aeroportos de todo o mundo foram fechado – Foto: Divulgação

LEIA MAIS

Cinco filmes de Natal para assistir na Netflix

Após o anúncio do premiê Boris Johnson, dezenas de países passaram a restringir temporariamente a entrada de pessoas vindas do Reino Unido. A lista somava mais de 30 nações no fim da manhã desta segunda (21), de acordo com a Folha de São Paulo. O Brasil, até o momento, não restringiu voos de nenhum dos países com casos da nova variação.

Além disso, mutações em vírus são corriqueiras. Conforme o patógeno se reproduz, as novas versões possuem detalhes levemente diferentes das anteriores, embora a maior parte siga igual. Hoje há várias versões do coronavírus circulando. Com o tempo, variações mais eficientes acabam se proliferando mais. Um dos pontos que preocupam o governo britânico é que o essa nova variedade já representa dois terços dos novos casos de infecção registrados em Londres.