Acontece

Estado de São Paulo passará Natal e Ano Novo na fase vermelha

São Paulo regride para fase vermelho no final do ano - Foto: Reprodução
Governo irá permitir apenas serviços essenciais entre os dias 25 a 27 de dezembro e 1 a 3 de janeiro

O governo de São Paulo anunciou no início desta terça-feira (22) que todo o estado paulista vai voltar para a fase mais firme do lockdown, a fase vermelha.

Essas medidas serão específicas entre os dias 25 e 27 de dezembro e dias 1 e 3 de janeiro. Nessas datas funcionarão somente os serviços essenciais e todo o resto do comércio e atividades estarão fechados.

Nos outros dias fora do período de natal e ano novo o estado segue na fase amarela do Plano SP, com exceção de Presidente Prudente, no interior, que ultrapassou 80% da lotação de UTIs e ficará na fase vermelha até o anúncio de uma reclassificação.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, disse que a decisão foi tomada por ser um momento crítico para o combate à pandemia. “A gente precisa lembrar que não estamos em momento de festas e aglomerações. É nesses momento que esse risco de descontrole da pandemia acontece e o mundo inteiro está aplicando medidas específicas”, comentou ela durante coletiva.

Foto: Reprodução

O secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, alertou que os municípios do litoral paulista adotem medidas restritivas contra a aglomeração das pessoas nas praias. “As pessoas entendem que não existe problema na praia, por estarem ao ar livre, mas essas pessoas se aglomeram embaixo dos guarda-sóis, bebem, riem sem máscara e isso é o cenário de transmissão do vírus. As pessoas falsamente se sentem seguras”, disse o secretário.

O governador João Doria (PSDB) não participou da coletiva. Ele está em licença de dez dias.