Acontece

Brasileiros reclamam que não conseguem voltar do Reino Unido

Brasileiros não conseguem voltar do Reino Unido - Foto: Reprodução/O Globo
Governo vetou viajantes do país como medida para conter propagação da nova cepa mais transmissível do coronavírus

Após o governo brasileiro decidir suspender voos oriundos do Reino Unido, como medida para conter a propagação da cepa do novo coronavírus com maior capacidade de transmissão, brasileiros que estão no país reclamam que não conseguem voltar para casa.

“Tentamos voltar para o Brasil pela Escócia, mas não estamos conseguindo devido ao fechamento pelo governo brasileiro. Eles fecharam as fronteiras e se esqueceram dos brasileiros que se encontram no exterior e precisam voltar para casa” afirmou à TV Anhanguera o tradutor Giancarlo Danello.

O enfermeiro Francisco Santana está em Londres, na Inglaterra, e também integra o grupo de brasileiros que não conseguem voltar para o país. “Assim como a minha situação, existem centenas de brasileiros querendo retornar ao país de origem. A Europa inteira está permitindo que seus residentes entrem em seu país com exame de Covid-19 negativo”, explanou.

Iuri Pinheiro trabalha na Inglaterra como entregador por aplicativo. A vinda ao Brasil para visitar os parentes foi planejada há mais de dois anos. Ele também teve a passagem cancelada e reclama da falta de assistência do governo brasileiro.”Continuamos sem respaldo nenhum, sem contato com ninguém. Eles falam que pode voltar, mas não aceitam embarque. A gente compra passagem e cancelam no mesmo dia”, critica o entregador.

Desde a sexta (25) estão proibidos voos internacionais para o Brasil que tenham origem ou passagem pelo Reino Unido. Uma portaria com as determinações foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na antevéspera de Natal, passando a valer dois dias depois.

Com a publicação da portaria, o Brasil passou a integrar o grupo de mais de 40 países que fecharam sua portas ao Reino Unido após a descoberta de uma nova cepa do coronavírus em território britânico.

A partir do dia 30 de dezembro, qualquer estrangeiro vai precisar apresentar exame RT-PCR negativo para o novo coronavírus ao desembarcar no Brasil. O exame precisa ter sido realizado 72 horas antes do embarque.