Acontece

Para Bolsonaro, fabricantes de vacinas é que devem procurar Brasil

Jair Bolsonaro - Foto: Sergio Lima/AFP
Segundo o presidente, diante de um mercado consumidor "enorme" no Brasil, os laboratórios é que deveriam estar interessados nos pedidos de autorização junto à Anvisa

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, nesta segunda-feira (28), que o processo de registro de vacinas contra a Covid-19 não pode ser feito às pressas devido aos possíveis efeitos colaterais do imunizante. Tanto a autorização para uso emergencial quanto o registro regular de vacinas dependem do aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Segundo ele, diante de um mercado consumidor “enorme” no Brasil, os laboratórios é que deveriam estar interessados nos pedidos de autorização junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e em vender a vacina ao Brasil.“ O Brasil tem 210 milhões de habitantes. Então, é um mercado consumidor, de qualquer coisa, enorme. Os laboratórios não tinham que estar interessados em vender para a gente? Por que eles, então, não apresentam documentação na Anvisa?”, questionou. “Pessoal diz que tenho que… Não, não. Quem quer vender… Se eu sou vendedor, eu quero apresentar”, completou.

O chefe do executivo nacional vem defendendo a assinatura de um termo de consentimento para quem decidir se vacinar. “Eu já falei que o povo vai saber que, na bula, nos contratos, em todos que eu vi até agora está escrito lá: ‘Não nos responsabilizamos por efeito colateral’. Que efeito colateral é esse? Não sei. Não vou nem fazer uma brincadeira aqui porque falam aqui que eu estou zombando”, disse o mandatário do país.

Segundo o presidente, “o cheque de R$ 20 bilhões” para a compra de vacinas já foi assinado por ele, referindo-se à MP (Medida Provisória) que autoriza a liberação desse dinheiro para compra de imunizantes e outros itens necessários na campanha de vacinação, como agulhas e seringas. “Eu já assinei ali o cheque de R$ 20 bilhões. O dinheiro é de vocês, não é meu não, tá? Tem muita gente de olho nesse dinheiro. É impressionante como uma ou outra pessoa que a gente conhece, sem dizer o nome aqui, jamais se preocuparia com a vida do próximo. A preocupação é outra, que eu não vou falar qual que é”, disse, arrancando risadas dos apoiadores.