Acontece

Pierre Cardin, criador do prêt-à-porter, morre aos 98 anos

Foto: Reprodução

O pioneiro estilista francês Pierre Cardin faleceu nesta terça-feira (29), aos 98 anos. A informação foi confirmada pela família do designer à agência France Presse, porém a causa do falecimento ainda não foi revelada. Considerado vanguardista e responsável pela retomada da alta-costura na França do pós-guerra, ele é reconhecido por lançar o conceito do prêt-à-porter, lembrado por suas silhuetas futuristas, geométricas e seus bubble dresses, que transformou a mundo da moda.

Foto: Getty Images

LEIA MAIS

Argentina é o 4º país da América Latina a vacinar população

“É um dia de grande tristeza para toda a nossa família, Pierre Cardin já não está entre nós. O grande costureiro que foi, atravessou o século, deixando para a França e para o mundo um patrimônio artístico único na moda, mas não só isso. Nos orgulhamos da sua ambição tenaz e da ousadia que demonstrou ao longo da vida”, diz a nota da família, destacando o “homem moderno de muitos talentos e energia inesgotável”.

Foto: Pierre Cardin Archives

Pioneiro da moda mundial em muitos sentidos, Cardin nasceu na Itália em 1922, mas foi morar na França ainda criança. O estilista começou a desenhar já aos 14 anos e, antes de criar uma grife com seu nome, na década de 1950, trabalhou para outras maisons de luxo da França, como a Christian Dior e criou seu próprio atelier. Entre as famosas que ostentaram roupas de Cardin, estão Jeanne Moreau, Charlotte Rampling e Maya Plisetskaya.

Foto: Divulgação