Acontece

Mesmo com vacina, Boris Johnson declara lockdown na Inglaterra

Boris Johnson, premier do Reino Unido - Foto: Andrew Parsons/10 Downing Street/AFP
As medidas anunciadas são para conter variante do coronavírus e passa a valer a partir desta terça-feira (5)

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou um novo lockdown em toda a Inglaterra, depois da descoberta de uma nova variante do coronavírus. “Nós devemos, portanto, entrar em um lockdown nacional, o que é duro o suficiente para conter essa variante”, disse Johnson em um pronunciamento televisionado. “Isso significa que o governo, mais uma vez, está orientando você a ficar em casa”, acrescentou.

A medida anunciada passa a valer a partir desta terça-feira (5), mas a recomendação é de que todos fiquem em casa, se possível, imediatamente.

As medidas devem incluir o fechamento de escolas para a maioria dos alunos, e as pessoas serão aconselhadas a trabalhar em casa, a menos que sejam incapazes de fazer seus trabalhos remotamente ou sejam trabalhadores essenciais, disse o premier.

Vacina

Primeiro país a administrar a vacina desenvolvida pela Pfizer e pela BioNTech, há quase um mês, o Reino Unido está priorizando a aplicação de uma primeira dose de vacinas para o maior número possível de pessoas em vez de dar as segundas doses. Alguns especialistas dizem que estão preocupados com essa abordagem.

Duas novas variantes do coronavírus estão complicando a resposta contra a Covid-19 e o Reino Unido tem registrado novos picos diários de casos.

Segundo reportagem da Uol, cientistas britânicos expressaram preocupação com o fato de que as vacinas que estão sendo lançadas podem não proteger contra uma nova variante do coronavírus que surgiu na África do Sul e tem se espalhado internacionalmente. O Parlamento britânico será convocado na quarta-feira para debater as medidas de lockdown.