Acontece

Apoiadores de Trump protestam contra vitória de Biden

Apoiadores de Trump protestam em frente a Casa Branca - Foto: AFP
A pedido do presidente, manifestantes se reúnem em frente a Casa Branca tentando impedir sessão no Congresso

A pedido do presidente Donald Trump, apoiadores se reúnem, nesta quarta-feira (6), em Washington, para protestar contra a sessão do Congresso americano que deve certificar a vitória de Joe Biden na eleição presidencial de novembro. Trump, aliás, prometeu discursar para os manifestantes no Ellipse, parque que fica perto da Casa Branca. Desde o dia 3 de novembro, data das eleições norte-americanas, o republicano se recusa a aceitar a derrota, mesmo após todas as contestações na Justiça fracassarem.

Apoiadores de Trump em ato em Washington, nos Estados Unidos – Foto: Jacquelyn Martin/AP
Leia Mais

Governo suspende compra de seringas por causa dos altos preços

No mês passado, Donald Trump tuitou que seus seguidores deveriam se reunir em Washington, para o que prometeu que seria um dia de protestos “selvagens”. Pelo menos 300 apoiadores haviam-se reunido ao meio-dia. Quase todos, aliás, desobedeciam à ordem do prefeito de Washington, D.C., sobre o uso de máscaras. Vários disseram que a imprensa exagera a gravidade da pandemia da covid-19, uma doença que já matou mais de 355.000 pessoas nos Estados Unidos.

Apoiadores de Donald Trump se reúnem em Washington contra o resultado das eleições – Foto: Saull Loeb/AFP

Dentro da Casa Branca, Trump vem pressionando republicanos para que barrem a sessão no Congresso. Ele, aliás, pediu ao seu vice-presidente, Mike Pence, que vai presidir a sessão, a não aceitar a certificação de Biden. Dezenas de legisladores republicanos da Câmara e do Senado permanecem fiéis a Trump e prometeram se esforçar para bloquear a certificação do resultado, o que pode atrasar sua conclusão. Mas é quase certo que o movimento fracassará.