Acontece

Eduardo Pazuello diz que vacinação contra Covid começa neste mês

O Ministro da Saúde realizou um pronunciamento em rede nacional e afirmou que o Brasil soma 354 milhões de doses asseguradas de vacina para a Covid-19

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quarta-feira (6) que o Brasil está preparado e tem seringas suficientes para iniciar a vacinação contra a Covid-19 ainda em janeiro de forma simultânea em todo o país. Pazuello disse que o Brasil soma 354 milhões de doses asseguradas de vacina para a Covid-19 e reiterou que a imunização será gratuita e não obrigatória.

Durante pronunciamento em rede nacional de televisão, o ministro disse que o governo dispõe de quantidade de seringas e agulhas suficiente para iniciar a vacinação. “O Brasil já tem disponíveis cerca de 60 milhões de seringas e agulhas nos estados e municípios, número suficiente para iniciar a vacinação ainda neste mês de janeiro”, afirmou.

“Iremos receber também da Organização Panamericana de Saúde mais oito milhões de seringas e solicitamos mais para a Abimo, Associação dos Produtores de Seringa”, reiterou.

O ministro também garantiu que o país já tem 354 milhões de doses asseguradas. “São 254 milhões pela FioCruz, com a AstraZeneca e BioTech, e mais 100 milhões pelo Butantan com a Sinovac”. “Seguimos negociando com a Gamaleya, Jannsen, Pfizer, a Barat Biotech e a Moderna para garantirmos mais doses”.

No caso específico da Pfizer, que já disponibilizou suas vacinas em vários países, Pazuello alegou que a pasta segue em negociações com representantes do laboratório para resolver questões que “não encontram” amparo na legislação brasileira.

Pazuello também afirmou que o Brasil será exportador de uma vacina contra o novo coronavírus para outros países da América Latina —as produções, no entanto, não estão avançadas.