Acontece

Saiba quem foi Juliano Moreira, homenageado pelo Google na quarta

Juliano Moreira foi homenageado pelo Google - Foto: Reprodução/Google
Gigante da tecnologia saudou a história do brasileiro.

O Google fez, nesta quarta-feira (6), uma homenagem ao médico Juliano Moreira, psiquiatra negro que revolucionou o tratamento de transtornos mentais no Brasil. A data, é claro, não foi escolhida por acaso. Neste dia 6 de janeiro, completam-se 149 anos do aniversário de nascimento de Moreira.

A imagem ilustrada do médico baiano aparece no Doodle especial de hoje. E é justamente assim que a gigante da tecnologia o apresenta: “[Ele] revolucionou o tratamento de pessoas com transtornos mentais no Brasil e lutou incansavelmente para combater o racismo científico e a falsa ligação de doença mental à cor da pele”.

Juliano Moreira foi destaque na página inicial do Google nesta quarta (6) – Foto: Reprodução/Google

Moreira nasceu em Salvador, em 1872. Era filho de uma mulher negra que trabalhava na casa de aristocratas na Bahia. Segundo a BBC, algumas biografias apontam que era escravizada. Já outros relatos mencionam que ela seria descendente de escravizados.

Leia mais

Entre Brasil e Espanha, o talento do maestro Israel de França

As informações sobre a vida do então garoto abordam a origem pobre e os obstáculos enfrentados para ingressar na Faculdade de Medicina da Bahia. Jovem extremamente inteligente, entrou na instituição aos 13 anos. Aos 18 anos, já  estava formado, tornando-se, assim, um dos primeiros médicos negros do país, segundo a Academia Brasileira de Ciências.

Ali começava a carreira de Moreira. Como aponta artigo do Brazilian Journal of Psychiatry, ele viria a ser considerado o fundador da disciplina psiquiátrica no Brasil.

Retrato de Juliano Moreira jovem
Aos 18 anos, Moreira já era médico – Foto: Domínio Público

Cinco anos após concluir a graduação, tornou-se professor de psiquiatria na Faculdade de Medicina da Bahia, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).  É reconhecido por humanizar o tratamento de pacientes psiquiátricos, além de lutar contra teses racistas que relacionavam a miscigenação a doenças mentais no Brasil.

Em 1903, assumiu a direção do Hospício Nacional de Alienados, no Rio de Janeiro. Lá, segundo pesquisa da BBC, aboliu o uso de camisas de força, retirou grades de todas as janelas e separou pacientes adultos de crianças.

Leia mais

Competência e profissionalismo: a trajetória de Eliana Victório

De acordo com a Academia Brasileira de Ciências, graças aos esforços de Moreira, foi aprovada uma lei federal para garantir assistência médica e legal a doentes psiquiátricos. Ele também foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Psiquiatria, Neurologia e Medicina legal e da Academia Brasileira de Ciências, da qual foi presidente.

Quando era vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências, aliás, Moreira recebeu Albert Einstein em sua primeira visita ao Brasil. Durante sua carreira, também participou de muitos congressos médicos e representou o Brasil no exterior, na Europa e no Japão.

Retrato de Juliano Moreira
O médico é considerado o fundador da disciplina psiquiátrica no Brasil – Foto: Domínio Público

Ele morreu em 1933, em Petrópolis, depois de ser internado para tratamento de tuberculose. Após o falecimento, um hospital psiquiátrico na Bahia foi batizado como Hospital Juliano Moreira, sendo referência em saúde mental na região.

Hospital Juliano Moreira, em Salvador, é referência em Saúde Mental na Bahia – Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO

Moreira é, assim, um dos grandes nomes de estudiosos importantes na história do Brasil. No entanto, assim como ocorre em outras áreas, seu trabalho foi por veze apagado ou silenciado, refletindo a desigualdade racial e a menor atenção a personalidades e heróis negros do país.

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz