Acontece

CoronaVac tem eficácia de 78%, afirma governo de SP

João Doria divulga eficácia da CoronaVac - Foto: Gov de SP/Divulgação
Após anúncio dos resultados, Butantan enviou pedido de uso emergencial à Anvisa

O governo de São Paulo anunciou, nesta quinta-feira (7), que a eficácia da vacina CoronaVac no combate coronavírus é de 78%. O percentual, aliás, é bem maior do que os 50% exigidos pela Anvisa para vacinas de uso emergencial. Além disso, segundo o governador João Doria, o imunizante garantiu a proteção total (100%) contra mortes, casos graves e internações nos voluntários vacinados que foram contaminados. Isso significa que, entre os infectados, nenhum morreu, desenvolveu formas graves da Covid-19 ou foi internado.

João Doria já detalhou seu plano de vacinação para SP – Foto: Governo de São Paulo

“Entre as pessoas que receber as vacinas, em comparação as que não receberam a vacina, não tiveram nenhum caso grave da doença”, explicou Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan. Ainda de acordo com o diretor, a vacina da CoronaVac evitou a internação de todos os voluntátrios. A vacina é desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o instituto Butantan.

Leia Mais

Eduardo Pazuello diz que vacinação contra Covid começa neste mês

O governo, aliás, solicitou a aprovação do uso emergencial do imunizante no país à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a solicitação para obter o registro definitivo do imunizante. A expectativa do Butantan e de membros do governo estadual é a de que os dados sejam analisados pela agência em até dez dias.

Coronavac – Foto: Governo de SP/Divulgação

“Por isso que hoje nós estamos junto à Anvisa. Já tivemos uma primeira reunião. O processo de submissão do uso emergencial prevê um rito que seja feito uma reunião inicial. Reunião inicial foi feita hoje às 10h”, explicou Dimas. Ainda assim, em nota, a Anvisa afirmou que, até o momento não houve pedido pelo Butantan de uso emergencial para CoronaVac. Segundo a agência, o pedido de pré submissão ainda não é o pedido de uso emergencial.

João Doria e Dimas Covas – Foto: Divulgação

“A reunião de pré submissão é uma estratégia que segue a prática de outras autoridades regulatórias do mundo. Esta reunião é feita antes do envio de pedido formal de qualquer laboratório para dar conhecimento prévio do projeto de vacina e otimizar os direcionamentos técnicos e legais”, disse a agência.

Ainda segundo informações divulgadas pelo diretor do Butantan, representantes do instituto irão se reunir novamente com a Anvisa ainda nesta quinta-feira para apresentar à agência brasileira os resultados percentuais finais da última etapa de testes clínicos no Brasil. Em nota, a Anvisa confirmou que uma nova reunião entre as partes será realizada em breve.