Acontece

Facebook e Instagram vão banir Trump até posse de Biden

Facebook vai banir Trump até o dia 20 de janeiro - Foto: Montagem
A decisão foi anunciada pelo presidente das plataformas, Mark Zuckerberg

O presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou nesta quinta-feira (7) que as contas do presidente Donald Trump, na plataforma e no Instagram, serão banidas. A decisão, aliás, deve durar até pelo menos o dia 20 de janeiro, quando ocorre a posse do presidente eleito Joe Biden.

Mark Zuckerberg pretende gastar US$ 3 milhões por episódios – Foto: Divulgação
Leia Mais

Trump promete ‘transição ordeira’ após invasão ao Congresso

“Acreditamos que os riscos de permitir que o presidente [Trump] continue a usar nossos serviços durante este período são simplesmente grandes demais”, afirmou Zuckerberg, em comunicado publicado no Facebook. A decisão vem um dia após manifestantes pró-Trump invadirem o Capitólio, em Washington. Na ocsião, aliás, os extremistas, inflamados pelo discurso do presidente, tentaram barrar a sessão do Congresso que ratificou a eleição de Biden. Ao todo, quatro pessoas morreram, diversos policiais ficaram feridos e cerca de 52 pessoas foram presas.

Trump discursou para os apoiadores que estavam em frente ao Capitólio – Foto: Divulgação

“Os eventos chocantes das últimas 24h demonstram claramente que o presidente Donald Trump pretende usar seu tempo restante no cargo para minar a transição pacífica e legal de poder para seu sucessor eleito, Joe Biden”, escreveu Mark Zuckerberg. Aliás, o Facebook já havia removido, por risco de violência, um vídeo publicado pelo republicano em que eles pedia que os manifestantes fossem para casa, mas voltava a afirmar, sem provas, que as eleições foram fraudadas.

No comunicado em que anunciou o banimento de Trump, Zuckerberg afirmou que o Facebook vinha permitindo que o presidente usasse a rede social de acordo com as regras da plataforma, embora em algumas ocasiões tenha achado necessário adicionar alertas em alguns conteúdos. “Fizemos isso porque acreditamos que o público tem direito ao mais amplo acesso possível ao discurso político, mesmo ao discurso polêmico”, explicou o executivo.