Acontece

Point de turistas no verão, Porto de Galinhas recebe fiscalização

Ipojuca fiscaliza o cumprimento das medidas sanitárias no balneário - Foto: Divulgação
Um dos balneários mais procurados no Brasil no verão foi alvo de fiscalização para garantir o cumprimento das medidas sanitárias

A Prefeitura do Ipojuca realizou uma operação de fiscalização em Porto de Galinhas, destino dos mais procurados no verão e bastante movimentado nesta época do ano. O intuito era fazer cumprir as medidas sanitárias e os protocolos de segurança relativos ao COVID-19. Doze secretarias municipais participaram da ação e verificaram se donos de restaurantes, bares, casas lotéricas, lojas, além dos barraqueiros na orla, estavam obedecendo os decretos estadual e municipal e evitando a contaminação do novo coronavírus. Houve receptividade quanto as orientações e não teve nenhum caso de estabelecimento notificado por descumprimento ou que necessitasse de interdição da gestão municipal.

Foto: Divulgação

“Acompanhamos, através da nossa Guarda Municipal, os fiscais da Secretaria de Controle Urbano, agentes da Vigilância Sanitária municipal e do Procon do Ipojuca na fiscalização e no ordenamento dos estabelecimentos comerciais, retirando os ambulantes que vendiam seus produtos em locais irregulares e identificando a higienização de cada ponto de venda de produtos”, comentou o secretário de Defesa Social, Osvaldo Morais. O distanciamento entre as mesas nos estabelecimentos comerciais, a obrigatoriedade do uso da máscara por parte dos funcionários e transeuntes, assim como a oferta do álcool 70 e aferição da temperatura também foram critérios de fiscalização. A lotérica da Vila de Porto precisou passar por uma organização na fila, já que sem espaçamento, os clientes aglomeravam.

Foto: Divulgação

Na areia da praia, a fiscalização se deu em relação ao quantitativo de cadeiras e mesas por guarda sol, além do distanciamento entre cada barraca. O barraqueiro que não estava cumprindo o decreto estadual foi avisado, que em caso de repetição da irregularidade ou resistência ao cumprimento será notificado, multado, podendo até perder a licença de trabalho.

Foto: Divulgação

As secretarias de Turismo e Saúde, que realizam a distribuição de máscaras diariamente para quem chega sem ela no percurso para a praia, reforçaram o time na ação desta sexta que terminou no início da noite. As Secretarias de Assistência Social, Infraestrutura, Comunicação, Desenvolvimento Econômico e Autarquia de Trânsito também participaram da operação que se realizará neste formato diariamente a partir desta sexta.