Acontece

Cidades pequenas registram grande aumento nas mortes por Covid

Mortes por Covid aumentam nas cidades pequenas - Foto: Divulgação
O percentual foi o dobro das mortes registradas em todo o Brasil no segundo semestre

Com tempos epidêmicos diferentes, os municípios com até 20 mil habitantes, inicialmente pouco afetados pela Covid-19, tiveram uma explosão de casos no segundo semestre. Além disso, também registraram maior crescimento percentual de mortes no período. Um levantamento realizado pela Folha de SP mostra que, enquanto o percentual de óbitos no Brasil cresceu 227% no segundo semestre em relação ao primeiro, nos 3.797 municípios com até 20 mil moradores houve um aumento médio de 503%.

Os casos de Covid-19 também vem aumentando rapidamente no Brasil – Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
Leia Mais

Hamilton Mourão recebe alta depois de contrair coronavírus

Os dados revelam ainda que quanto menor a faixa de população do município, maior foi esse crescimento. Nas cidades com até 5 mil habitantes o aumento foi de 850%, já nas de 5 a 10 mil, 603%, e nas de 10 a 20 mil, 434%. Apesar desse aumento, ainda há 544 municípios que não registraram nenhuma morte. Todos com até 30 mil habitantes. Especialistas associam esse maior crescimento em cidades com menos habitantes no período a dois fatores: interiorização da doença, que havia chegado primeiro aos grandes centros, e falta de estrutura das cidades de pequeno porte para atender pacientes graves.

Segundo o Consórcio de Veículos de Comunicação, hoje não há estados em queda no número de mortes por Covid – Foto: Adão de Souza/PBH

O coronavírus já chegou a todos os municípios brasileiros e ultrapassou as 200 mil mortes no país. O último local a ser atingido pela pandemia no Brasil foi Cedro do Abaeté, em Minas Gerais, que registrou seu primeiro caso em dezembro.