À mesa

Eva: o novo restaurante-quintal do Espinheiro

Ensopado do restaurante Eva - Foto: Divulgação
O local conta com mesas e cadeiras ao ar livre, além de um jardim projetado por Sofia Renaux
  • Por Bruno Albertim

A onda de restaurantes-quintal chegou e, tão cedo, não se vai. Que fiquem pra sempre: além de pouco recomendável nos dias temerosos que correm, a gente já não aguentava mais ter que viver apenas em caixas refrigeradas para comer bem e sempre distante dessa luz do Recife que, como diz Gilberto Freyre, não é a mesma um só minuto. De troco, essas casas ainda dão uma trégua na verticalização opressiva do Recife. Uma dessas apareceu no finalzinho do ano passado.

O mais novo restaurante desse segmento é o Eva, localizado ao redor de um casarão antigo da Rua Quarenta e Oito, no Espinheiro – com mesas e cadeiras ao ar livre, além de um jardim projetado pela talentosa Sofia Renaux, com tantos e tantos cantinhos que já nos dão vontade de morar ali.

Restaurante Eva – Foto: Divulgação
Leia Mais

Vinhos brancos e rosés de ótimo custo-benefício para o verão

É um investimento robusto, quatro sócios: Beethoven Picuí e André Britto, à frente da cozinha que, pra nossa sorte, tem na grelha um de seus corações, e Márcio Pedrosa e Júlio Vieira. As entradinhas são de uma escola regional ligeiramente contemporânea – como um sarapatel suavizado pelos taninos do sumo de caju. Há pequenas ousadias de acento regional, como o ragu de costela defumada com cuscuz frito (eufemismo para farofa de fubá), e sour cream de manteiga de garrafa (R$ 36).

Márcio Pedrosa, Júlio Vieira, André Britto e Beethoven Picuí – Foto: Divulgação

Mas o que os rapazes sabem mesmo fazer é dar à carne a importância que ela pode ter. Qualquer corte ali parece atingir uma potência ímpar de textura, sabor e elegância – como a picanha ou a carne cuidadosamente maturada no sal que aqui chamamos genericamente de carne de sol. As porções são suficientes para compartilhar, sobretudo depois das entradinhas.

Brisket de sol desfiado com batata – Foto: Divulgação
Tulipa de frango sob molho de tomate com goiabada e cideira – Foto: Divulgação

O complexo conta também com uma loja de vinhos charmosíssima da Total Vinhos: ali, a sommelier Bia Maggioni traz rótulos pouco óbvios, de ótimos custos e retorno mais que garantido no palato – e que merecem goles atentos. Aliás, além do distanciamento entre as mesas, eles fazem também aferição de temperatura de quem chega.

Serviço

Restaurante Eva

Endereço: Rua Quarenta e Oito, 490, Espinheiro, Recife.

Fone: 99917-9960

1 Comentário

Clique aqui para comentar