Acontece

Ford vai fechar fábricas no Brasil e encerrar produção no país

Ford fecha fábricas no Brasil - Foto: Divulgação
Com a reestruturação, cerca de 5000 funcionários serão demitidos no Brasil e Argentina

A Ford anunciou, nesta segunda-feira (11), que vai encerrar todas as atividades fabris no Brasil neste ano. A empresa começou 2020 com 8.000 funcionários no Brasil, mas de lá para cá, foi efetuando demissões. Hoje, conta com 6.171 contratados e, com a reestruturação, serão demitidos 5.000 trabalhadores no Brasil e na Argentina. Haverá um grupo remanescente de trabalhadores para atender algumas operações. Ainda assim, a sede da montadora na América do Sul continuará sendo no Brasil, e o campo de provas de Tatuí, bem como o centro de desenvolvimento da Bahia continuam operando.

A empresa já havia encerrado a produção de caminhões no Brasil – Foto: Zanone Fraissat/Folhapress
Leia Mais

A advogada empresarial Fabiana Nunes abre o F. Nunes Advocacia

A montadora já havia encerrado a produção na fábrica de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), que foi vendida para a Construtora São José. Agora, a empresa confirma a interrupção imediata das atividades em Camaçari (BA), onde produz os modelos Ka e EcoSport. Além disso, a unidade de Taubaté (interior de São Paulo), que fabrica motores e transmissões, e em Horizonte (CE), unidade em que produz o utilitário Troller T4, serão fechadas ao longo do ano.

Fábrica do Ford Ka, em Camaçari – Foto: Divulgação

Em comunicado, a marca diz que a decisão foi tomada “à medida em que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”. Com a decisão, os modelos nacionais terão suas vendas interrompidas assim que terminarem os estoques. Ainda assim, a empresa garante que todos os clientes seguirão com assistência de manutenção e garantia.

Fábrica da Ford – Foto: Divulgação

A partir da decisão, a Ford diz que o país passará a ter modelos importados, principalmente das unidades de Argentina e Uruguai, além de outras regiões fora da América do Sul. Nos últimos meses, a montadora já havia confirmado os novos Transit, Ranger, Bronco e Mustang Mach1.