Acontece

CoronaVac tem eficácia geral de 50,38% em testes no Brasil

CoronaVac produzida pelo Butantan - Foto: Aloisio Mauricio/Estadão Conteúdo
Vacina se mostrou segura e só 0,3% tiveram alguma reação alérgica

Após divulgar que a CoronaVac teve eficácia de 78% contra casos leves e 100% contra casos moderados, graves e mortes por Covid-19, o Instituto Butantan detalhou, nesta terça-feira (12), que a vacina tem eficácia geral de 50,38%. O dado foi informado à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no pedido de registro emergencial. Aliás, o valor está acima dos 50% requeridos universalmente para considerar um imunizante viável.

A CoronaVac é uma aposta do governador João Doria – Foto: Divulgação
Leia Mais

Estudo aponta que 54 mil pessoas com Covid-19 poderão fazer o ENEM

A eficácia geral inclui voluntários que foram infectados pelo coronavírus e não tiveram sintomas que necessitaram de atenção médica, classificados como casos muito leves. Além disso, a vacina se mostrou segura, com apenas 0,3% dos participantes reportando algum tipo de reação alérgica. Aliás, a maioria dos efeitos reportados foi dor no local da injeção.

CoronaVac – Foto: Divulgação

A vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac foi testada em um grupo de 12.508 participantes voluntários no estudo comandado pelo Butantan, todos profissionais de saúde, com mais de 18 anos e que trabalham com pacientes de Covid-19. Ao todo, foram recrutadas mais de 13 mil pessoas para o estudo. Os dados de eficácia divulgados nesta terça (12) contam com informações de 9.242 desses voluntários.