Acontece

Câmara dos EUA aprova impeachment de Donald Trump

Donald Trump - Foto: Divulgação
Trump é o primeiro presidente a sofrer dois processos de impeachment

Faltando uma semana para a posse de Joe Biden, a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou, nesta quarta-feira (13), o impeachment contra Donald Trump. Ele foi acusado de incitar os extremistas que invadiram o Capitólio, em Washington, o que resultou em cinco mortes. Com isso, Trump se torna o primeiro presidente a sofrer dois processos de impeachment na Câmara. Aliás, o placar final ficou em 232 a 197, com 10 republicanos votando a contra Trump.

Trump discursou para os apoiadores que estavam em frente ao Capitólio – Foto: Divulgação
Leia Mais

“Vacina: não importa a origem, nem quem a distribui”, diz Huck

Ainda assim, o presidente deve permanecer no cargo até o final de seu mandato. Isso porque, para ser afastado efetivamente, é preciso que o Senado aprove o impeachment. Mas a Casa está de recesso até o dia 19, véspera da posse de Biden. Caso também seja aprovado no Senado, mesmo após o fim do mandato de Trump, o impeachment pode retirar os poderes políticos do atual presidente.

Donald Trump – Foto: Reprodução/AFP

Devido ao conturbado cenário político, o esquema de segurança é forte em Washington, e deve permanecer assim até pelo menos a posse de Joe Biden. Dezenas de militares da reserva tendo passado a noite dentro do Congresso. Muitos, aliás, dormiram no chão. Além disso, blocos de concreto separavam os cruzamentos principais do centro da cidade e enormes barreiras de metal cercavam prédios federais, incluindo a Casa Branca. A Guarda Nacional também estava por todos os lados.