Acontece

Coronavírus: Reino Unido proíbe entrada de brasileiros

Boris Johnson proíbe entrada de brasileiros - Foto: Montagem
Após a identificação de uma nova variante do coronavírus, o governo britânico proibiu a entrada de voos de 15 países

O Reino Unido proibiu a entrada, a partir desta sexta-feira (15), de pessoas vindas do Brasil e outros 14 países. A decisão, aliás, veio como precaução contra a transmissão de uma nova variante do coronavírus. Em “decisão urgente”, foram proibidas também chegadas ao Reino Unido de voos da Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Turistas de 15 países estão barrados de entrar no Reino Unido – Foto: Divulgação
Leia Mais

Papa emérito Bento XVI recebe vacina contra a Covid-19

Além disso, as viagens de Portugal também foram suspensas, “devido às suas fortes ligações com o Brasil”, afirmou o ministro dos Transportes do Reino Unido, Grant Shapps. ​”Os voos de chegada desses países vão parar amanhã”, disse o ministro. Ainda assim, a proibição não se aplica a cidadãos britânicos e irlandeses e nacionais de países terceiros com direitos de residência, mas passageiros que retornam desses destinos deverão se isolar por dez dias.

As companhias aéreas já haviam interrompido voos diretos entre o Brasil e o Reino Unido, depois de proibição do governo brasileiro decretada há três semanas, por causa da variante identificada pela primeira vez em território britânico. O premiê do Reino Unido, Boris Johnson, afirmou estar preocupado com a nova variante do coronavírus, cuja origem é atribuída ao Brasil. “Já temos medidas duras para proteger nosso país de novas infecções vindas do exterior e estamos tomando medidas para fazer isso com relação à variante brasileira”, afirmou a parlamentares em comitê da Câmara dos Comuns.

Primeiro-ministro britânico, Boris Johnson – Foto: Frank Augstein/REUTERS

Ainda assim, o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão, onde foram detectadas as mutações após a chegada de viajantes brasileiros, afirmou não haver evidências até o momento de que a variante encontrada no Brasil seja mais infecciosa. Mas o governo britânico considerou necessário banir os voos, como já havia feito com os da África do Sul, onde outra cepa foi registrada.