Acontece Política

Pernambuco pode iniciar vacinação contra a Covid na próxima semana

Secretário Estadual de Saúde falou sobre as previsões.

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou que a vacinação contra a Covid-19 pode iniciar já na próxima semana. Estados aguardam a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quanto à autorização do uso emergencial no Brasil da Coronavac e do imunizante da Astrazeneca/Oxford.

A expectativa, aliás, é de que Pernambuco receba em torno de 350 mil doses de vacina para iniciar o processo de imunização de grupos prioritários. A análise da Anvisa sobre a utilização em caráter de emergência deve ser feinida neste domingo (17).

Pernambuco pode iniciar vacinação contra a Covid na próxima semana
CoronaVac é um dos imunizantes em análise – Foto: Divulgação

De acordo com André Longo, caso a agência autorize o uso dos imunizantes, o Ministério da Saúde deve iniciar o plano de distribuição para os estados na próxima semana. Ele afirmou, ainda, que o estado tem condições de começar as aplicações das doses em até 48 horas após receber as vacinas.

Leia mais

Quinta histórica no Recife: Voo da Azul decola para buscar vacina

Pernambuco pode iniciar vacinação contra a Covid na próxima semana
André Longo falou sobre expectativa para a vacinação em Pernambuco – Foto: Aluisio Moreia /SEI

“Se todas as vacinas que o Ministério diz estarem prontas (oito milhões) puderem ser distribuídas na próxima semana, vamos estar recebendo algo em torno de 350 a 360 mil doses, que é o correspondente a 4,57% de oito milhões de vacinas (seis milhões de Coronav/Butantan e dois milhões de Astrazena/Oxford/Fiocruz). Isso nós temos condições de distribuir rapidamente tão logo chegue. Estabelecemos um teto de quatro dias, mas acreditamos que, entre 24 horas a 48 horas após a chegada dos insumos, teremos condições de estar iniciando a vacinação em nosso Estado.”, explicou o secretário.

Aliás, o comitê pernambucano à frente do plano operacional estadual realiza novo encontro nesta quinta-feira (14). A expectativa, assim, é de que sejam acertados os últimos detalhes quanto à campanha pernambucana.