Acontece

Com avião pronto para decolar, Índia atrasará entrega das vacinas

Avião está preparado para decolar e buscar as vacinas - Foto: Divulgação/Ministério da Saúde
Itamaraty ainda faz apelo para que o governo indiano libere as 2 milhões de doses que o Brasil quer comprar

O cronograma de entrega dos dois milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford contra a Covid-19 que o Ministério da Saúde afirma ter adquirido do laboratório indiano Serum Institute sofrerá atraso. A informação, aliás, foi confirmada esta nesta sexta-feira (15), pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty).

Vacina de Oxford – Foto: Justin Tallis/AFP

Segundo a pasta, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, telefonou para o chanceler indiano Subrahmanyam Jaishankar na quinta (14), fazendo apelo para que as 2 milhões de doses que o Brasil quer comprar fossem liberadas. O contato, aliás, ocorreu no mesmo dia em que o site Hindustan Times publicou uma notícia informando que, segundo fontes do governo indiano, ainda não há previsão de quando a Índia autorizará o fornecimento dos imunizantes a outros países, incluindo o Brasil.

Ernesto Araújo e Jair Bolsonaro – Foto: Sérgio Lima/Poder 360
Leia Mais

Governo de PE está à disposição para receber pacientes do Amazonas

De acordo com o Itamaraty, Jaishankar manifestou a intenção de atender ao pedido brasileiro “nos próximos dias”, mas não indicou uma data para que as doses da vacina sejam liberadas. Além disso, o chanceler indiano atribuiu o atraso na liberação a “problemas logísticos” decorrentes das dificuldades de conciliar o início da campanha de vacinação no país de mais de 1,3 bilhão de habitantes ao fornecimento de imunizantes para outras nações. Mas conforme lembrou o Hindustan Times em sua reportagem, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Anurag Srivastava, já tinha dito, esta semana, que devido ao início da vacinação nacional, neste sábado (16), era cedo para falar em fornecimento a outros países.

Avião da Azul está preparado para decolar rumo à Índia – Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

Apesar da indefinição quanto ao fornecimento das vacinas, o Ministério da Saúde informou que a previsão de que o avião adaptado para ir à Índia buscar os insumos da Serum Institute, que sairá do Recife, está mantida. Inicialmente o voo estava previsto para decolar na noite de quinta (14), às 23h, mas a viagem foi adiada. Segundo o Ministério da Saúde, por “questões logísticas internacionais”.

Dünyaya açılmak için hala neden bekliyorsunuz?

Türk takipçi

Günümüz de en önde giden sosyal medya platformlarından olan instagram ile günümüzün uzun bir süresini geçiriyoruz tabiki bu durumda ise birşeyler paylaştığımız vakit beğenilmek istiyoruz. yüzler ce binlerce takipçisi olan arkadaşlarınızdan yada rakip iş yeri sahiplerinizden önde olmak istemezmisiniz? eğer bunları düşünüyor ve siz de sosyal medya da satış yaparak para kazanmak istiyorsanız sizi https://instagramaktiftakipci.com/turktakipci/ bekliyoruz