Política

Posse de Biden e Kamala terá esquema de segurança sem precedentes

Posse de Biden e Kamala terá esquema de segurança sem precedentes
Joe Biden e Kamala Harris - Foto: Brian Cahn/ZUMA Wire
Cerimônia ocorre dias após o ataque ao Capitólio.

A posse de Joe Biden e Kamala Harris acontece na tarde desta quarta-feira (20) sob um forte aparato de segurança sem precedentes na história dos Estados Unidos. Presidente e vice eleitos assumem o cargo em meio a uma Washington altamente militarizada, especialmente após o ataque ao Capitólio no último dia 6, quando apoiadores de Donald Trump tentaram impedir a ratificação da vitória na eleições.

Além de toda a força policial da capital americana, outros municípios enviaram reforços e a cidade terá, ainda, a presença de aproximadamente 21 mil membros da Guarda Nacional. De acordo com o G1, aliás, este número representa que os EUA terá, neste dia histórico, mais militares em sua capital do que todos aqueles que estão no Iraque e no Afeganistão, somados.

Posse de Biden e Kamala terá esquema de segurança sem precedentes
Guarda Nacional fará a segurança em Washington DC – Foto: Brendan Smialowski/AFP

A prefeita Muriel Bowser, aliás, também anunciou medidas para apoiar a segurança na região. Desde o fim de semana,  ruas, pontes sobre o rio Potomac e estações de metrô estão fechadas para evitar a circulação próximo a locais importantes. Segundo o G1, até mesmo companhias aéreas e o site de hospedagem Airbnb tomaram precauções.

Leia mais

Biden cancela construção de muro com o México

Além disso, a área ao redor do National Mall está fechada e com cercas desde a última sexta-feira (15). Inclusive, permanecerá dessa forma até a noite desta quinta-feira (21).

Joe Biden e Kamala Harris tomam posse nesta quarta (20) – Foto: Reprodução/ABC

Ruas em toda a região também estão bloqueadas e veículos que estavam estacionados nas proximidades foram checados. O Serviço Secreto, aliás, divulgou um mapa informando todas as ruas bloqueadas e liberadas para circulação de pedestres e veículos entre os dias 16 e 21 de janeiro em razão da posse.

Aliado ao esquema de segurança em razão dos recentes ataques ao Capitólio, a pandemia também exigiu novas medidas para a tradicional cerimônia. A capital está sob estado de emergência para controlar o avanço da Covid-19. Mais de 24 milhões de pessoas foram infectadas nos EUA e quase 400 mil vieram a óbito.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar