Lifestyle

Dicas de cuidados e receitas para os pets em dias quentes

Dicas de cuidados e receitas para os pets em dias quentes
Soverte de melancia é sugestão de veterinária - Foto: Divulgação
Veterinária apresentou sugestões.

As altas temperaturas são comuns no início do ano, época do verão brasileiro. Sendo assim, a estação também requer cuidados especiais para os bichinhos de estimação.

A médica médica veterinária Thaís Matos, da DogHero, maior empresa de serviços para pets da América Latina, dá dicas valiosas para os pais e mães de pet aproveitarem esse tempo com os cuidados necessários ao bem-estar do animalzinho.

“Cãezinhos com pelagem branca ou que têm pouco pelo na ponta das orelhas, no focinho, no rabo e nas patas precisam de protetor solar antes de serem expostos ao sol. Vale usar tanto protetor solar próprio para animais ou os de uso humano, de acordo com a recomendação do fabricante e de um veterinário. Em dias muito quentes, vale até colocar pedrinhas de gelo dentro do pote para manter a temperatura da água agradável por mais tempo”, explica.

Dicas de cuidados e receitas para os pets em dias quentes
Pets requerem cuidados especiais no verão – Foto: Divulgação

Os horários de passeios, afirma a veterinária, também precisam de ajustes. Para que os animaizinhos não sejam expostos em excesso ao sol, o ideal, assim, é levá-los antes das 10h da manhã e após as 17h. Segundo Thaís, é importante manter a rotina de passeios durante o verão, mas é necessário escolher bem o local para que o pet não desenvolva possíveis queimaduras nas patinhas. O ideal, inclusive, seria locais mais gramados, já que a grama é bem mais fresca que o asfalto.

Leia mais

Cantora Amanda Wanessa já respira sem ajuda de aparelhos

Ela explica, ainda, que a insolação é algo comum aos cães e aponta alguns sinais que eles podem apresentar: respiração ofegante, gengivas vermelhas ou pálidas, saliva espessa, fraqueza, excitação, vômitos e convulsão. “Se ao perceber que o cãozinho apresenta esses sintomas, o tutor deve retirá-lo do sol ou do local abafado, tentar resfriá-lo com água fresca e, logo em seguida, levá-lo ao veterinário”, disse.

A veterinária também alerta que, devido ao calor excessivo, alguns animaizinhos podem perder o apetite em horários habituais. Os tutores devem, então, oferecer as refeições nos horários em que a temperatura estiver mais amena, preferencialmente logo de manhã ou ao anoitecer.

Para ajudar os pets e seus pais nos dias quentes, a DogHero elaborou uma receita de sorvete para cachorro. Veja abaixo como preparar:

Receita de sorvete para cachorro

Ingredientes:
Meia melancia sem caroço
Folhas de hortelã

Modo de Preparo:
Bata a melancia sem caroço no liquidificador até formar um suco. Pique as folhinhas de hortelã e misture com ele. Então, despeje o conteúdo em uma forma (forminhas de gelo ou de sorvete) e leve ao freezer. O sorvete pode ser servido sozinho como “petisco”, colocado para derreter na água do cão ou, se feito em uma forma grande (como num pote de sorvete de massa, por exemplo), colocado no chão para que o cachorro se entretenha fazendo ele derreter.

A empresa explica, ainda, que se o cãozinho mostrar que não gostou muito da fruta indicada, pode-se tentar outras opções. Por exemplo, suco de maçã natural sem caroço ou suco de cenoura. Mas, caso haja o desejo de variar a receita, é importante lembrar que nem todas as frutas são adequadas aos bichinhos.

Entre as opções contraindicadas, segundo a DogHero, estão as seguintes: maracujá, uva, açaí, carambola, figo e tomate. Além disso, a empresa reforça a necessidade de os pais e mães de pets sempre consultarem o médico veterinário de confiança.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar