Política

Biden deve cobrar do Brasil medidas sobre meio ambiente

O aceno ao novo governo americano por meio da carta enviada pelo presidente Jair Bolsonaro a Joe Biden na quarta-feira, no dia em que ele tomou posse, ainda é insuficiente para promover as relações entre os dois países com a Casa Branca sob nova direção.

O Brasil deve trabalhar com mais empenho na área climática e mostrar que protege de fato a Amazônia. Para o ex-embaixador dos EUA, Tom Shannon, carta que Bolsonaro enviou ao presidente americano chegou tarde.

“A carta foi importante e necessária. Mostra que o governo Bolsonaro entendeu que Joe Biden é o presidente dos Estados Unidos. É um movimento bom, mas demorou”, afirma Tom Shannon, que foi embaixador americano no Brasil durante parte do governo de Barack Obama.

No recado a Biden, Bolsonaro destacou o relacionamento entre Brasil e EUA e falou em manter uma parceria para o desenvolvimento sustentável e a proteção do meio ambiente.

O novo tom no contato com o governo americano vem depois da demora do Brasil em reconhecer a vitória de Biden – foi o último país do G-20 a parabenizá-lo -, da insistência de Bolsonaro em fazer declarações de apoio e admiração a Donald Trump e de falas do próprio presidente brasileiro que contrariam os pilares do governo democrata, como o reconhecimento da gravidade da crise climática. Pelo visto, Bolsonaro terá de fazer mais além de mandar uma carta.

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar