Acontece

BBB: Fiuk desabafa sobre luta contra o TDAH

Foto: Reprodução/TV Globo
Diagnóstico apenas pode ser feito por especialista e está relacionada ao fator de hereditariedade genética

Fiuk, ator e cantor, atualmente participante do ‘Big Brother Brasil’, comoveu os telespectadores esta semana ao desabafar sobre sua luta contra o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A disfunção, segundo a Organização Mundial da Saúde, afeta cerca de 5% das crianças.

De acordo com o chefe da Psiquiatria Infantil da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Fabio Barbirato, o paciente só pode ser diagnosticado por um especialista. Além disso, alguns sintomas causados pelo transtorno podem ser facilmente confundidos com a ansiedade e que ao não serem tratados, podem chegar até a vida adulta.

“Em circunstâncias ansiogênicas (que causam ansiedade), como a separação dos pais, crianças podem parecer mais desatentas do que o habitual. O diagnóstico do TDAH é clínico, mas o médico pode solicitar exames caso haja alguma dúvida” afirma o especialista.

O maior diferencial do TDAH para as outras disfunções psíquicas está relacionado ao fator de hereditariedade genética.

 

Sintomas

Especialistas afirmam que o TDAH tem diferentes apresentações.

O primeiro deles é o perfil hiperativo-impulsivo, que apresenta mais traços de inquietude e impaciência. O segundo, é o perfil desatento, que pode acontecer de forma mais tímida, porém, mesmo assim não deixa de apresentar dificuldades para se concentrar. O último, é o perfil combinado. Neste caso, ocorre a junção de características das duas formas anteriores.

Os sintomas mais frequentes para quem apresenta o TDAH são:

– Falta de atenção

– Hiperatividade

– Inquietação

– Irritabilidade

– Esquecimento

– Dificuldade na concentração

– Ansiedade

– Excitação

– Raiva

– Dificuldade de aprendizagem.

Informações do jornal O Globo.