Acontece

Paulo Bruscky inaugura exposição sobre a Covid-19

Foto: Divulgação/ Ashlley Melo
Com 30 serigrafias assinadas e numeradas, renomado artista contemporâneo teve como principal influência para sua peça a pandemia da covid-19.

Na última quinta-feira (28), o artista e poeta pernambucano Paulo Bruscky, inaugurou sua mais nova exposição ‘A virulência a arte’, na Galeria Amparo60. Trazendo um olhar sobre a pandemia do coronavírus e a importância dos artistas para enfrentar este conturbado momento, as artes (todas inéditas), classificadas como colagens e uma performance, estão sob curadoria de Mariana Oliveira. A exibição fica aberta ao público até o dia 26 de fevereiro, tanto no espaço físico da Amparo60, quanto em suas redes sociais e no site da SpotArt, parceira e responsável por expor a mostra.
As peças começaram a ser produzidas em março do ano passado, em Paris, ao visitar sua filha e neta recém-nascida, quando a pandemia da Covid-19 começou a se espalhar por todo o mundo. “Foi um grande impacto não só para mim, mas para toda a humanidade”, relembra.
Ao voltar para o Brasil e sob forte impacto do avanço da pandemia, que vivia seu auge, o artista conseguiu finalizar as colagens. “Neste momento de isolamento social, tenho trabalhado muito, chego cedo ao ateliê e passo o dia lá em plena produção. No caso das colagens, comecei o processo no computador com minha filha, na França, e terminei no meu retorno ao ateliê, com a inserção de outros elementos”, explica.
Com fortes críticas ao atual governo, Paulo retrata em uma de suas colagens e na serigrafia, preparadas exclusivamente para a mostra, o seu descontentamento com a postura dos governantes em relação a este delicado momento. Com a bandeira do Brasil rasgada e conectada a frase “O que nos espera?”, o pernambucano relembra as incertezas que vivemos. “Eu tinha essa bandeira há tempos, depois folheando em uma revista, encontrei a frase completa, e, a partir desses dois elementos, saiu a obra que representa muito bem a exposição como um todo.”

Para Mariana, curadora responsável pela exposição, as peças são uma provocação feita por Bruscky, que nos fazem refletir. “Essa colagem é bem forte e mostra o sentimento que vivemos neste momento de incertezas, em que mesmo com vacinas, temos uma liderança nacional negacionista e que trabalha contra a população e a ciência. Para onde vamos? O que nos espera? Como sempre faz, Bruscky nos provoca”, completou.
A exposição faz parte do ‘Projeto Mirada’, e é idealizada pela galerista Lúcia Costa Santos, com a parceria da SpotArt. A ideia é ampliar o alcance das obras em um espaço consideravelmente reduzido. O projeto, tem um caráter virtual muito forte, aliado a possibilidade do presencial. Além disso, estarão disponíveis serigrafia com tiragem de 30 unidades, todas assinadas e enumeradas, pelo valor inicial de R$1.400,00.

Um dos sócios da SpotArt, Ricardo Lyra, a parceria com a Amparo60 é a certeza de um trabalho de sucesso. “Tanto a mostra de Marcelo Silveira que deu início ao projeto (iniciado ano passado), como a de Paulo Bruscky e as demais que estão por vir, abrem um caminho na arte contemporânea para a SpotArt.”, destacou. Sobre a atual exposição, Ricardo fez questão de enfatizar a importância de Bruscky. “Com ele (Paulo Bruscky), estamos tendo uma vivência ou uma imersão neste novo mundo. Todo seu conhecimento, sua forma de criar e apresentar sua obra estão sendo bastante enriquecedores.”
A exposição se o localiza na Galeria Amparo60, nas salas 13 e 14, em Boa Viagem, Recife. Devido a pandemia, as visitas poderão ser agendadas pelo número (81) 99986-0016 ou (81) 3033-6060. Para mais informações, visite o site www.spotart.com.br/galerias/amparo60