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Tik Tok vem sendo usado de forma profissional

TikTok - Foto: Divulgação/GETTY IMAGES
O aplicativo, que bombou na pandemia da covid-19, é eficiente em atrair novo clientes se usado de maneira correta.

A pandemia do novo coronavírus resultou em muitas descobertas para o entretenimento. Jogos como ‘Among Us’, fáceis e divertidos de se jogar, fizeram sucesso durante o período de quarentena. Quem aproveitou a pandemia para estourar e chegar nos aparelhos celulares de todas as pessoas do mundo foi o Tik Tok. A plataforma, segundo a SensorTower Analytihcs, atingiu a marca de 1,5 bilhão de downloads, se tornando o terceiro aplicativo mais baixado do planeta, perdendo apenas para o Facebook e Instagram.

Com uma interação totalmente inovadora, a rede social permite que você grave e edite seus vídeos, faça dublagens e até consiga interagir com outros usuários. Com o sucesso, cada vez mais empresas vem usando o aplicativo como uma forma divulgar seu negócio e assim captar novos clientes.

Walter Soares, especialista em Marketing Digital, explica como o Tik Tok virou um fenômeno no mundo todo. “Uma característica marcante das redes sociais é a volatilidade, isto é, a forma como o meio não apenas está em constante evolução, como as estratégias aplicadas nele precisam ser renovadas constantemente.”. “É isso que torna o fenômeno do aplicativo chinês um fato difícil de ignorar.”

Por isso, se uma empresa pensa em entrar no Tik Tok como uma forma de atrair um novo público, precisa entender que a rede social é divertida e é necessário adotar um tom mais descontraído se quiser cativar os internautas. “O tik tok, ao contrário de outras redes, dispensa uma produção de conteúdo mais elaborada. É preciso naturalidade ao informar, assim como criatividade para prender a pessoa ao conteúdo.”, analisa Walter.

Além disso, um método muito utilizado por outras redes sociais, é usar famosos e blogueiros para espalhar a mensagem da empresa. “Escolher fazer essa divulgação por um influencer se mostra uma boa estratégia, visto que há não apenas os que migraram de outras plataformas, como os que estouraram no tik tok. Assim, uma grande parcela dos internautas não apenas segue um influencer, como confia nas suas recomendações e acredita compartilhar coisas em comum com ele.”, explicou.

Algo muito comum entre os usuários da plataforma, é promover challenges: desafios que são lançados pelos usuários. Segundo Walter, essa é uma estratégia que costumar surtir efeito. “Essa é uma tática muito usada pela indústria musical, que tem apostado nas coreografias na plataforma para divulgar os lançamentos dos principais artistas nacionais e internacionais.”, concluiu.