Acontece

Pfizer pede a Anvisa registro de vacina contra Covid-19

Foto: Divulgação
Segundo a empresa, o imunizante tem 95% de eficácia em pessoas acima de 65 anos.

Na manhã deste sábado (6), a Pfizer enviou um pedido de registro definitivo de sua vacina contra a Covid-19 no Brasil para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Caso aprovado, o imunizante, que é desenvolvido com a empresa alemã BioNTech, poderá ser distribuído e comercializado no país.

De acordo com a Anvisa, o prazo estimado para a análise do progresso de registro é de 60 dias. A Pfizer é um dos quatro laboratórios que estão em fase 3 no estudo das vacinas, sendo desenvolvido em São Paulo e Salvador, com participação de 2.900 voluntários.

Até o momento, a negociação de 70 milhões de doses da vacina está estacionada. Segundo o Ministério Público, o laboratório impôs cláusulas ‘abusivas’ para a negociação do imunizante. No entanto, documentos mostram que o governo contrariou parecer jurídico e excluiu a Medida Provisória editada em janeiro sobre a aquisição de vacinas em um trecho que facilitava a compra das vacinas do laboratório americano.

Em nota, a Anvisa disse que para o registro definitivo, “é preciso analisar todos os dados com estudos de qualidade, eficácia e segurança”. A farmacêutica garante que a submissão contínua de documentos enviados à Anvisa foi feita com base de dados de segurança e eficácia, sendo testados em aproximadamente 44 mil voluntários. A empresa ainda destacou a eficácia da vacina em pessoas com mais de 65 anos, que atingiu um índice de 95%.