Acontece

Câncer de Covas ganhou terreno, dizem médicos do prefeito de SP

Foto: Reprodução/ Rovena Rosa/ Agência Brasil
Nódulo detectado no fígado tem poucos milímetros, mas sugere mudança de tratamento

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, de 40 anos, recebeu o diagnóstico de um novo nódulo no fígado e voltou a fazer quimioterapia. Ele havia acabado de encerrar uma série de sessões de radioterapia e seu tratamento principal, que até então, era a imunoterapia.

“Observou-se o surgimento de um pequeno nódulo hepático, o que nos sugere que de alguma forma a doença tenha conseguido ganhar terreno apesar da imunoterapia”, afirmou o oncologista Artur Katz.

Segundo a equipe do prefeito, o nódulo encontrado tem poucos milímetros, bem menor do que o primeiro encontrado no órgão em 2019, de 2 centímetros.

Katz afirmou, por outro lado, que o tratamento realizado em relação aos linfonodos foi bem-sucedido. “A radioterapia foi focada num grupo de linfonodos, com a finalidade de reduzir esses linfonodos. O objetivo do estudo foi avaliar a resposta dos linfonodos ao tratamento. Essa resposta foi muito boa, a gente observa uma regressão”, disse.

Segundo o médico Tulio Eduardo Flesch Pfiffer, o nódulo, em outro ponto, foi descoberto em um exame de rotina. Em dezembro, esse exame foi feito no hospital e o nódulo não havia sido encontrado.

O fato de ser um novo nódulo no mesmo órgão não muda muito o status da doença, diz Pfiffer.

“O protocolo de quimioterapia é semelhante ao que foi feito no início do tratamento. Só mudando alguns componentes”, disse Pfiffer. “Quando fez quimioterapia em um primeiro momento, ele teve uma resposta muito boa. Se manifestou agora é em outro ponto. Estamos confiantes para essa nova etapa do tratamento”.

O médico David Uip, também parte da equipe de Covas, diz que o prefeito está bem clinicamente e trabalhando. A decisão de continuar trabalhando foi tomada pelo prefeito em conjunto com os médicos.

Com informações da  Folha de S. Paulo.