Acontece

BR: vacinação precisa crescer 11 vezes para conter Covid em 1 ano

Foto: AFP
Essa meta pode demorar a chegar já que algumas cidades estão parando de vacinar contra a Covid-19 por falta de doses

A vacinação no Brasil precisa chegar a dois milhões de pessoas por dia para conter a pandemia em até um ano no país. Isso é o que mostra os cálculos de um estudo publicado em fevereiro pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei).

Com média de 185 mil imunizações por dia —considerando as 5.756.502 de doses aplicadas entre 18 de janeiro e 19 de fevereiro—, o Brasil precisaria aumentar 10,7 vezes a quantidade de pessoas vacinadas por dia para conter a pandemia em um ano.

Essa meta pode demorar a chegar já que algumas cidades estão parando de vacinar contra a Covid-19 por falta de doses e o Ministério da Saúde deverá ter apenas 5,6 milhões das 11,3 milhões de doses esperadas para o mês de fevereiro. Quando a meta for atingida, porém, os casos ativos devem variar de 8 mil —com uma vacina 50% eficaz— a 201 com um imunizante 90% eficiente. “Nesse ritmo, a pandemia estaria controlada após um ano da vacinação, independentemente da eficácia da vacina”, diz o estudo.